Reabilitação de casas em Lisboa anti sismos

Sismos: a importância de reabilitar casas que sejam resistentes

Estarão os edifícios de Lisboa preparados para resistir a um sismo? Esta é a pergunta que todos fazem quando há notícias relacionadas com a ocorrência de catástrofes naturais desta natureza no mundo, como aconteceu recentemente na Turquia e em Marrocos. A promotora imobiliária Level Constellation (LC), presente em Portugal há vários anos, escreveu um artigo no qual aborda este tema, destacando a importância de promover o reforço sísmico em obras de reabilitação.
Impacto do sismo na Turquia em Portugal

A magnitude do sismo na Turquia e Síria desenhada no mapa de Portugal

Os sismos que afetaram a Turquia e a Síria foram dos mais mortíferos da última década, tendo registado uma magnitude de 7,8 e 7,5 na escala de richter, respetivamente. Ao todo já morreram mais de 11 mil pessoas nos dois países, aos quais se juntam mais de 53 mil feridos. Neste gif mostramos a extensão do terremoto nos dois países e o que teria sido se tivesse ocorrido em Portugal.
Casa mais antiga de Lisboa

A casa mais antiga de Lisboa situa-se em Alfama

Poucos foram os edifícios de Lisboa que resistiram à passagem do tempo. Milhares de imóveis foram destruídos pelo terramoto de 1 de novembro de 1755 e, desde então, outros foram demolidos para dar lugar a construções mais modernas.
Lisboa à prova de sismos? Tudo sobre o Programa ReSist

Lisboa à prova de sismos? Tudo sobre o Programa ReSist

“Vai com certeza haver outro de grande magnitude e violência”, dizia-nos, em março de 2016, João Appleton, um dos maiores especialistas portugueses em prevenção sísmica do património arquitetónico, monumental e habitacional. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está atenta ao fenómeno, tendo criado recentemente, por exemplo, “o Programa ReSist, onde constam diversas medidas que visam a resiliência sísmica da cidade”, refere a autarquia. Explicamos tudo sobre esta iniciativa. 
Lisboa é a segunda cidade na Europa com maior risco de sismo

Lisboa é a segunda cidade na Europa com maior risco de sismo

Lisboa continua a ser uma cidade onde o risco sísmico é muito elevado, sendo a segunda cidade europeia onde este risco é maior. Desde 1755 que a capital não sente o abalo de um terramoto, mas a acontecer, então um terço de Lisboa ficará em escombros. Esta situação de perigo iminente é agravada, também, pela falta de prevenção e fiscalização da construção. Para lembrar a população sobre como reagir em caso de abalo sísmico, realiza-se esta sexta-feira, durante um minuto, o exercício nacional “A Terra Treme”.
Sismos em Lisboa: Câmara quer obrigar proprietários a fazer novas vistorias a troco de descontos no IMI

Sismos em Lisboa: Câmara quer obrigar proprietários a fazer novas vistorias a troco de descontos no IMI

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) é o maior proprietário da capital e está preocupada com os riscos de um potencial sismo. Em parceria com o IST está a desenvolver um projeto que visa fazer o levantamento das condições de todo o edificado de Lisboa, através do cálculo quantitativo da resiliência sísmica de edifícios, frações e quarteirões. A ideia é "tornar obrigatória a realização de vistorias por parte dos proprietários a todos os imóveis e o devido registo no sistema da CML", conta a diretora municipal de habitação, Marta Sotto-Mayor, em entrevista ao idealista news (vídeo).
Helena Roseta, presidente da AML e deputada do PS (imagem de Bruno Martins).

Sismos em Portugal: “Temos de aproveitar onda da reabilitação para exigir reforço da resistência dos edifícios”

Para Helena Roseta não há dúvidas, a prevenção do risco sísmico é “uma matéria muito urgente”, porque um tremor de terra “pode acontecer não daqui a 100 anos, mas a qualquer dia e a qualquer um de nós”. Em entrevista ao idealista/news, a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) e deputada do PS diz que tem de se “pensar a longo prazo” e que o importante é “aproveitar o momento da reabilitação urbana para introduzir a exigência do reforço da resistência sísmica”. A solução pode passar pela criação de fichas de inspeção técnica de edifícios, adianta.