Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ideias para criar um santuário de plantas em casa

As plantas trazem vida, cor e paz ao ambiente que nos rodeia. E podem ter um papel fundamental no bem-estar dentro de casa.

Criar um santuário de plantas em casa
Curae
Autor: Redação

Setembro é um mês de regressos. O recente contexto pandémico veio reforçar o quanto precisamos da energia das pessoas que nos rodeiam, mas sobretudo de equilibrarmos a nossa própria vibração e trabalharmos o auto-conhecimento. Aprendemos a reconhecer que o espaço envolvente deve trazer novidade, estimular o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar, tal como explica a Curae, neste artigo preparado para o idealista/news.

Neste regresso, porque não criar um santuário de plantas dentro de casa? A casa é o nosso “ninho”, um lugar de meditação e onde procuramos recarregar energias. E por isso é tão importante cuidar dele. Criar o teu próprio santuário de plantas vai permitir que desligues a mente do ritmo frenético e encontres a tranquilidade no conforto de casa. Neste artigo, deixamos-te algumas dicas de como poderás começar este projeto.

Criar um santuário de plantas em casa

1. Escolher um sítio com luz, calmo e privado

O local não precisa de ser amplo. Escolhe o que sentires ser mais especial para ti: pode ser junto a uma janela, num espaço por baixo das escadas ou mesmo num sótão - o que importa é que te sintas em paz e confortável com o espaço. Porém, é essencial que o sítio escolhido para o santuário contenha muita luz natural, seja num espaço calmo e sem ruídos, um lugar onde consigas estar sozinho(a) na hora da meditação.

Meditar num espaço com plantas
Unsplash

2. As plantas criam a atmosfera ideal

Neste santuário, é essencial a presença das plantas que ajudam a realçar o efeito de tranquilidade e equilibrar a nossa respiração. As plantas trazem vida, cor e paz ao ambiente que nos rodeia. Por este motivo, são protagonistas da decoração posta em prática no Feng Shui. Para além das plantas, podes decorar o espaço com outros elementos naturais como pedras, conchas e fontes de água.

Decorar a casa com plantas
Unsplash

É necessário deixarmos o nosso corpo envolver-se completamente e para isso, as velas perfumadas, os óleos, ou os incensos, além das plantas, fazem toda a diferença.

3. Alargar este santuário de plantas a quem mais gostas

Aproveita um convívio com amigos para alargar o santuário a quem mais gostas. No terraço ou sala de estar, cria um espaço acolhedor com sofás, baloiços, almofadas, plantas, lanternas entre outros. Abraça o conceito de ‘slowliving’ – deixa-te viver devagar, usufruindo do momento presente. Apenas com isto irás deixar os teus amigos confortáveis.

Santuário de plantas em casa
Unsplash

Após criar este espaço, vais sentir-te mais capaz de levar o espaço contigo. Como? O santuário está, na verdade, dentro de nós, e podemos alimentá-lo de hábitos diários como, ao ir para o trabalho, contemplar a natureza que nos rodeia: qual o seu cheiro? que cores tem? quais os seus sons? Sê criativo e abraça o verde. Sentir-te-ás mais calmo para enfrentar os desafios do dia a dia.