Um ambiente 'koselig' é confortável, acolhedor, amigável, e livre de stress. Foca-se nos pequenos detalhes e paz interior.
Comentários: 0
Filosofia ‘koselig’
Unsplash

Os países nórdicos tornaram-se uma fábrica de mantras para a felicidade: o 'lagom' sueco, que seria a atitude de levar "tudo com moderação"; o 'niksen', a arte dinamarquesa de não fazer nada ou, principalmente, o 'hygge', também uma tendência dinamarquesa que promove um lar aconchegante e acolhedor. E agora é a vez do 'koselig', a visão norueguesa de um estilo de vida que reinventa as muitas visões nórdicas de felicidade. Mas como é que é possível aplicar esta filosofia na decoração da casa?

Na Noruega, muitas frases terminam em -kos como referência a uma casa aconchegante e tranquila. Trata-se de uma variante do ‘hygge’, tal como explica a revista AD, que, ao contrário desta, assenta num modo de vida mais simples, com maior contacto com o exterior, espaços de madeira e refeições capazes de nos reconectar com a cozinha das nossas avós.

O 'koselig' adquiriu especial importância num mundo onde hoje, mais do que nunca, entendemos a necessidade de nos sentirmos felizes em casa. E a publicação espanhola reuniu um conjunto de dicas que podem ajudar-te a aplicar a filosofia ‘koselig’ na decoração da casa.

Ordem acima de tudo

O ‘koselig’ baseia-se em alguns conselhos da escola Marie Kondo, especialmente porque a base está na organização como primeira coisa a fazer para ter uma casa confortável. Segundo a revista AD, o 'koselig' é especialmente aplicável naquelas limpezas de outono ou inverno em que nos livramos de todos aqueles objetos que não nos dão prazer e não deixam a energia fluir.

Decorar a casas
Unsplash

O conforto das mantas

A Noruega é um dos países mais felizes do mundo, mas também um com os invernos mais longos. O ‘koselig’ convida-nos a ter almofadas fofas, mantas e todo o tipo de elementos focados em proporcionar-nos calor e conforto sem ter de ligar o aquecimento.

 Velas, muitas velas

Na Noruega, as velas fazem parte de sua cultura: podemos encontrá-las nos parapeitos das janelas ou espalhadas por diferentes espaços da casa.

Ter uma área de lazer

A casa 'koselig' deve ser feliz, por isso a distribuição das divisões é importante para diferenciar aquelas que cumprem um papel mais funcional e as voltados para o relaxamento. Por isso, nada melhor do que reservar um espaço dedicado às leituras, por exemplo.

Estilo e vida 'Koselig'
Unsplash

 A floresta em casa

O estilo de vida 'koselig' tem muito a ver com 'friluftsliv', ou a filosofia norueguesa de se sentir confortável ao ar livre. Embora os invernos sejam frios, os noruegueses gostam de esquiar, relaxar na sauna ou caminhar por uma floresta e tentam trazer para mais perto de casa. Nas casas norueguesas não há muitas árvores de Natal de plástico, mas galhos, pinhas e até lenha que trazem diretamente da floresta.

Um espaço para relaxar a mente

A felicidade está intimamente ligada à tranquilidade, e o 'koselig' sabe bem disso. A criação de espaços onde relaxar a mente por meio de ioga, meditação ou atenção plena é vital.

Criar espaços de relaxamento
Unsplash
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta