Câmara da Amadora fez um acordo com o ISCTE e a UNL para aumentar oferta de alojamento para estudantes universitários no concelho.
Comentários: 0
Residências universitárias
Unsplash

Vai nascer uma residência para estudantes universitários na Amadora. A autarquia aprovou a minuta do protocolo de Cooperação Tripartido, a celebrar entre o município e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e a Universidade Nova de Lisboa (UNL), com o objetivo de fortalecer as bases de cooperação para a construção de uma residência de estudantes na zona da Venda Nova,  no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A criação desta residência universitária, além de vir colmatar as necessidades de alojamento dos estudantes universitários no concelho, "irá contribuir para a dinamização urbanística, económica e social da zona da Venda Nova, área estratégica para o desenvolvimento local, integrado e sustentável do município", segundo o comunicado da autarquia. 

375 milhões de euros para 15.000 camas até 2026

Recorde-se que o PRR, apresentado pelo Governo português, prevê uma reforma do sistema de alojamento estudantil, com o objetivo de disponibilizar, até 2026, a nível nacional, 15.000 camas em alojamento estudantil ou unidade residencial, com o programa de rendas acessíveis, que pretende promover, também, a igualdade no acesso ao ensino superior.

O Executivo vai investir 375 milhões de euros para aumentar em 15.000 o número de camas disponíveis para alojar estudantes, estando previsto o apoio para a construção, reabilitação e renovação de residências.

Segundo a informação disponibilizada na página da agência ERASMUS+, responsável pela gestão e monitorização do plano nacional de alojamento, poderá ser atribuído um montante máximo de 27.500 euros por cama para construção, reabilitação e equipamento de novos alojamentos. Para a requalificação e modernização de alojamentos existentes, o montante máximo fica-se em 8.500 euros por cama.

As instituições do Ensino Superior, bem como os municípios, têm até ao próximo dia 28 de fevereiro de 2022 a oportunidade para apresentarem as suas manifestações de interesse, suportadas em propostas de projetos de residências para estudantes do ensino superior.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta