Trabalhos de infraestruturas do primeiro de dois lotes, o Torre, está prestes a começar, estando avaliado em 850 milhões de euros.
Comentários: 1
Megaprojeto na “nova” Comporta arranca em dezembro
Vanguard Properties

A “nova” comporta está em vias de começar a nascer. O megaprojeto projeto do consórcio formado pela promotora imobiliária Vanguard Properties (VP) e pela Amorim Luxury (AL) arranca em dezembro, com os trabalhos de infraestruturas para os 365 hectares do lote Torre-Terras da Comporta, em Grândola, que em conjunto com o Dunas, em Alcácer do Sal, integra o projeto que está a ser desenvolvido na zona. Em causa está um investimento total estimado em 2.300 milhões de euros.

“Decidimos fazer todos os trabalhos de infraestrutura do Torre de uma só vez. A pandemia não comprometeu os ‘timings’ do projeto”, disse José Cardoso Botelho, diretor-geral da VP, citado pelo Expresso, adiantando que o prazo de conclusão das obras é de dois anos e o valor total da empreitada ronda os 30 milhões de euros.

Segundo José Teixeira, presidente e fundador do DST, o grupo de construção que venceu o concurso para a realização da empreitada, “o estaleiro começa a ser montado assim que for assinado o contrato, aproveitando as sinergias” existentes na região. Já a fiscalização da obra foi entregue à Tecnoplano.

Avaliado em 850 milhões de euros, o Torre é um projeto misto, com componentes hoteleiras, residencial, cultural e desportiva. Para os 365 hectares de terreno está prevista a construção de 245 moradias, de três aldeamentos turísticos com cerca de 440 unidades de alojamento, de dois hotéis (um 210 quartos e outro com 225) e de dois aparthotéis (178+263 unidades de alojamento), entre outros equipamentos, escreve a publicação.

Cabe à Saraiva e Associados fazer a coordenação geral do empreendimento, senso serão contratados arquitetos nacionais e internacionais para desenvolver em conjunto os projetos, revelou Miguel Saraiva.

“São 289.000 m2 de construção, mas está a ser equacionado reduzir substancialmente a ocupação aprovada no plano de pormenor. [O projeto é] uma maratona e não um sprint”, disse o arquiteto, citado pelo semanário. 

Para José Cardoso Botelho, a integração na paisagem, o uso de materiais sustentáveis, a utilização de energia solar da forma mais eficiente possível e o respeito pelo ambiente são alguns dos trunfos do empreendimento, que terá uma estação de tratamento de efluentes cuja água tratada servirá para regar as zonas verdes.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Paul Rees
13 Novembro 2020, 19:29

It will be interesting to see how Sr Botelho manageds to 'respect the environment' with the contruction of 245 houses, three tourist villages with around 440 accommodation units, two hotels (one 210 rooms and the other with 225) and two aparthotels (178 + 263 accommodation units)...

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade