Autarquias, instituições e organizações podem cooperar, candidatando-se a estes programas e cedendo espaços.
Comentários: 0
sem-abrigo em Portugal
Pexels

O Governo assinou seis protocolos para dar resposta habitacional a 104 pessoas sem-abrigo, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas na Situação de Sem Abrigo (ENIPSSA). A cerimónia contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Esta iniciativa integra-se na ENIPSSA, que, desde 2020, tem criado condições para retirar da rua perto de mil pessoas, com um investimento público de cerca de três milhões de euros, segundo o comunicado do Executivo.

O projeto, da iniciativa e coordenação do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, envolve autarquias e várias instituições de solidariedade social, "num esforço coletivo que pretende garantir condições dignas de vida a pessoas que vivem excluídas", refere a ministra.

Apostando numa abordagem diferente da tradicional foram lançados, em 2020, projetos como o 'Housing First', que é habitação para uma pessoa ou um casal, e os apartamentos partilhados, que têm capacidade para até cinco pessoas. 

"Uma vida digna é um direito que deve ser garantido a todos os cidadãos. Um país para todos é aquele que tem como uma das prioridades combater a pobreza e a exclusão. E isso passa por apoiar os mais frágeis e vulneráveis", disse Ana Mendes Godinho.

Autarquias, instituições e organizações podem cooperar, candidatando-se a estes programas e cedendo espaços.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta