Apoios do Estado à habitação alvo de muitas reclamações

Apoios públicos à habitação: reclamações disparam 600% num ano

No primeiro trimestre do ano, o número de reclamações no Portal da Queixa relacionadas com os programas de apoio do Estado à habitação aumentou 600% face ao período homólogo de 2023. Entre as principais queixas dirigidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) estão a demora na entrega de casas, longos atrasos no pagamento das rendas, falta de resposta e assuntos relacionados com o programa Porta 65. 
Crise na habitação no Canadá

Canadá vai taxar os mais ricos para financiar habitação

O Canadá revelou esta quarta-feira (17 de abril de 2024) novos impostos sobre os mais ricos para financiar a habitação em particular e atrair os mais jovens afetados pelo aumento do custo de vida, durante a apresentação do seu orçamento federal. O Governo de Justin Trudeau também espera um abrandamento da sua economia em 2024, mas acredita que pode evitar a recessão, apesar das taxas de juro relativamente elevadas que pesam sobre a economia.
Construção de casas em Esposende

Esposende altera Estratégia Local de Habitação e constrói 104 casas

A Câmara Municipal de Esposende (CME) vai construir 104 fogos habitacionais no concelho, sendo 91 destinados ao arrendamento a custos controlados e os restantes 13 ao realojamento das famílias visadas pela intervenção de requalificação de Pedrinhas/Cedovém, em Apúlia, foi anunciado esta quinta-feira (11 de abril de 2024).
Câmara de Lisboa aposta nas parcerias com privados

“Não podemos continuar com terrenos parados em Lisboa”

Filipa Roseta voltou a apelar à necessidade de haver consensos na Câmara Municipal de Lisboa (CML) tendo em vista parcerias a estabelecer com privados de forma a colocar mais casas no mercado. “Não podemos continuar com terrenos parados. Ninguém percebe como é que a câmara tem tanto terreno e não o mete em construção”, disse esta terça-feira (9 de abril de 2024) ao idealista/news a vereadora da Habitação, à margem da sua intervenção na sessão de abertura da 11ª Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL).

Imobiliário em Lisboa: câmara identifica 10 projetos estratégicos

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) identifica 10 projetos estratégicos imobiliários que estão a ser desenvolvidos na capital. São “dez projetos que consideramos estruturantes, dez áreas de desenvolvimento em Lisboa”, que constituem “grandes oportunidades de investimento” na cidade, disse Paulo Diogo, diretor de Urbanismo da CML, esta terça-feira (9 de abril de 2024), durante a sua intervenção na conferência “Territórios de Oportunidade – Novos Modelos de Construir Cidade”, realizada no âmbito da 11ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL).