Megaprojeto imobiliário de 500 casas quer revolucionar a cidade. Alain Gross, CEO da promotora Solid Sentinel, em entrevista.
Comentários: 0
casas novas no Barreiro
Alain Gross, CEO da promotora Solid Sentinel NOOBA

Morar no Barreiro? A cidade da Margem Sul do Tejo está a ganhar um novo brilho. Atrai famílias, à procura de casa para viver num sítio mais tranquilo, perto da capital e mais barato, e está na mira do investimento. A cidade nos arredores de Lisboa deverá desenvolver-se nos próximos anos à boleia, também, dos novos projetos previstos para aquela zona. É lá que vai nascer, por exemplo, o megaprojeto imobiliário NOOBA, com 518 casas, com impacto direto na economia local. Alain Gross, CEO da promotora Solid Sentinel, responsável pelo megaempreedimento residencial, diz em entrevista ao idealista/news que um dos objetivos é “redefinir o Barreiro e expandir uma nova tipologia de residências na periferia de Lisboa, que possam oferecer um novo estilo de vida”.

O responsável considera que o Barreiro é uma solução para um um estilo de vida mais sustentável, não só no âmbito ambiental como na vertente social e familiar, e que embora seja uma cidade mais calma, oferece todos os serviços necessários, sendo atrativa para os jovens. A promotora garante estar empenhada em ajudar a posicionar o município do distrito de Setúbal como um local de excelência para se viver, porque acredita que a cidade oferece um estilo de vida equilibrado “e uma “paz” que não existe no centro de Lisboa”.

O idealista/news fez um retrato do mercado imobiliário do Barreiro com a ajuda de vários profissionais do setor – a reportagem completa pode ser lida aqui – procurando avaliar por que é que esta cidade é um local apetecível para morar, quanto custa viver no município atualmente, e de que forma este tipo de projetos, como o NOOBA, podem impactar a região – numa altura em que a oferta disponível de habitação é escassa.

Mas afinal, porquê o Barreiro? Qual a dimensão deste empreendimento? Qual o seu target? Foi pensado para quem e com que objetivo? Quando é que estas casas vão chegar ao mercado? Alain Gross dá resposta a estas e outras questões nesta entrevista ao idealista/news, que agora reproduzimos na íntegra.

NOOBA
Solid Sentinel

Por que é que a Solid Sentinel decidiu investir no Barreiro?

Foram vários os fatores que nos fizeram decidir por esta aposta no Barreiro. Desde logo a sua localização se pensarmos que o Barreiro está bem ligado a Lisboa pelo ferry, que faz a travessia entre as duas cidades a cada 10 minutos, permitindo evitar as horas de ponta, recorrentes em ambas as pontes que atravessam o Rio Tejo. A par deste fator, encontrámos também no Barreiro uma solução para um estilo de vida mais sustentável, não só do ponto de vista ambiental, mas também social e familiar, ao ser uma cidade mais calma, apesar de oferecer todos os serviços necessários, de ter parques – como o Parque da Cidade – para uma vida mais ativa e no exterior, bem como proximidade ao mar, permitindo momentos de prazer e evasão.

Encontrámos também no Barreiro uma solução para um estilo de vida mais sustentável, não só do ponto de vista ambiental, mas também social e familiar

Acreditamos que o NOOBA é a génese de uma revolução. É muito mais do que um simples projeto imobiliário, uma vez que a nossa ambição passa por redefinir o Barreiro e expandir uma nova tipologia de residências na periferia de Lisboa, que possam oferecer um novo estilo de vida. Queremos que o NOOBA se traduza na visão destemida de um novo Barreiro e que se estabeleça como uma nova referência para quem queira viver na área de Lisboa.

O que é que o Barreiro tem que faz dele um oásis para o setor imobiliário?

Quando pensamos num “oásis” pensamos num sítio paradisíaco, ainda por explorar, e que ofereça uma vida tranquila e sustentável. Acreditamos que seja também esse o conceito transversal de um “oásis”. O NOOBA está de frente para o Rio Tejo e o Barreiro tem uma fauna e flora diversificada com parques verdes, o que permitirá aos moradores, uma vida mais ativa no exterior. A aproximação ao mar também faz com que seja possível existirem vários momentos de prazer e evasão.

Viver no Barreiro
Solid Sentinel

Além deste fator, encontrámos no Barreiro uma solução para um estilo de vida mais sustentável, não só no âmbito ambiental como na vertente social e familiar, que embora seja uma cidade mais calma, oferece todos os serviços necessários, e que acreditamos ser atrativa para os jovens.

Quais são os pontos fortes e fracos da zona?

Como referimos, o Barreiro é uma cidade rica em fauna e flora e com uma componente cultural bastante forte, o que é cada vez mais atrativo e importante para a comunidade ali residente. Enquanto empresa que escolhe o Barreiro como local de excelência para se viver, estamos inteiramente empenhados a ajudar nesse posicionamento, porque acreditamos que a cidade oferece um estilo de vida equilibrado e uma “paz” que não existe no centro de Lisboa. É importante reforçar que ambicionamos, com o NOOBA, oferecer um novo estilo de vida para quem quer fugir da azáfama da cidade, mas que necessita de manter uma proximidade, por questões profissionais ou ligações familiares.

Acreditamos que a cidade oferece um estilo de vida equilibrado e uma “paz” que não existe no centro de Lisboa

O Barreiro está a uma travessia de barco de Lisboa. Ainda assim, a “distância”, ainda que curta, ainda pode ser vista como um entrave. Como desmistificar esta ideia?

Desmistificar ideias pode ser um processo um tanto ou quanto demorado, especialmente se não tivermos acesso a informações que nos ajudem a compreender as ofertas existentes. Hoje em dia, uma travessia de barco do Barreiro a Lisboa é, indiscutivelmente, uma viagem/deslocação muito mais rápida quando comparada zonas limítrofes como Algés, Oeiras ou Loures, que apenas possibilitam a deslocação até ao centro da capital por transportes terrestres, estando os mesmos sujeitos a trânsito, horas de ponta, entre outros. Numa deslocação de barco, pelo menos este fator não é equacionado. Há um barco a cada dez minutos em ambas as margens e, em menos de 20 minutos, chega-se ao destino. O valor gasto para ter acesso a este meio de transporte também foi recentemente unificado para a Área Metropolitana de Lisboa, permitindo que a deslocação de barco, comboio, metro ou autocarro, esteja toda integrada no passe.

Casas novas no Barreiro
Solid Sentinel

Economicamente, nos transportes públicos, o gasto mensal é o mesmo para quem vem de Algés, Oeiras, Loures, Barreiro ou Seixal. Acreditamos que a desmistificação deste preconceito, de que é mais longe, mais caro ou mais demorado viver na outra margem possa também ser desconstruído com as melhorias nas redes de transportes públicos.

É necessário apostar em novas formas de mobilidade e investir (mais) nos transportes?

Isto é um tema da responsabilidade das autarquias e que acredito que deva ser analisado e discutido conforme o crescimento populacional que se venha a verificar nomeadamente nessas zonas limítrofes à cidade de Lisboa. Impreterivelmente, se o número de moradores aumentar exponencialmente, tem de haver um investimento em termos de transportes de forma a fazer jus às necessidades de deslocação da população. No caso do Barreiro parece-nos que a travessia já está bastante otimizada, se pensarmos que há barcos a cada 10 minutos. Há um trabalho individual de perceção das pessoas para o facto de que existe esta possibilidade como opção à travessia pela via rodoviária.

No caso do Barreiro parece-nos que a travessia já está bastante otimizada, se pensarmos que há barcos a cada 10 minutos.

Estão a trabalhar com a autarquia nesse sentido?

Acreditamos no potencial do Barreiro e das decisões autárquicas para a cidade. Todas as conversações que temos tido têm decorrido sem constrangimentos e demonstrado o empenho da autarquia em dinamizar e capacitar a cidade com as melhores soluções. Sobre o nosso projeto, o facto de sabermos que vamos ver nascer um novo conceito de habitação que fará com que o posicionamento do Barreiro tenha outra conotação, e que estará num patamar daquilo que melhor se faz ao nível da construção em Portugal, permite também à autarquia ambicionar desenvolver essas soluções.

Para quem é que o NOOBA foi pensado? Qual é o target?

O nosso projeto tem como objetivo primordial responder às necessidades sociais e de mercado, como o regime de teletrabalho que veio permitir às pessoas procurarem habitação fora das grandes cidades, embora mantendo e permitindo a proximidade à metrópole. Com base nisto, podemos dizer que o NOOBA foi pensado, na sua génese, para barreirenses e lisboetas, em particular famílias com crianças pequenas e/ou jovens casais que estão em início de vida, jovens que trabalhem na cidade e que procurem um estilo de vida diferente, ou estrangeiros que procurem um local onde consigam encontrar uma maior qualidade de vida, mantendo a proximidade ao centro da cidade, mas a tranquilidade de viver numa zona limítrofe.

O nosso projeto tem como objetivo primordial responder às necessidades sociais e de mercado, como o regime de teletrabalho que veio permitir às pessoas procurarem habitação fora das grandes cidades

Como é que o NOOBA pretende “revolucionar” o imobiliário no Barreiro?

NOOBA é a representatividade do modernismo, conforto e sustentabilidade, tudo condensado no mesmo projeto imobiliário, que surge da vontade de construir um novo projeto em linha com as novas tendências do mercado residencial, num local ainda por explorar.

Com uma visão holística sobre o que é a atualidade social e arquitetónica, destacamos algumas das características únicas deste projeto, desenvolvido pelo conceituado Arq. Miguel Saraiva, e que acreditamos terem peso na decisão de compra: o NOOBA conta com varandas privadas e terraços, que no pós-pandemia e com a expansão do teletrabalho, representam uma mais-valia habitacional para as famílias, sem deixarmos de referir o espaço comum equipado com uma piscina e uma pista de jogging panorâmica de 100 metros, o que permite que nasça um conceito entre os moradores, não sendo apenas uma centralização de edifícios modernos. Do projeto fazem parte ainda um lugar de estacionamento por cada residente e postos de carregamento para veículos elétricos.

A acrescentar às características referidas, reforçamos que todo o projeto, conceito e design, foram desenvolvidos em prol da sustentabilidade e queremos que este fator revolucione o setor e seja uma constante no imobiliário.

O que é que diferencia este projeto?

Para além de todas as características sociais e de locomoção que temos vindo a apontar, também o conceito arquitetónico, desenvolvido por um dos mais conceituados arquitetos em Portugal – Miguel Saraiva –, foi pensado para ser diferenciador no setor imobiliário e, sobretudo na cidade do Barreiro, com o intuito de também a valorizar. O projeto pretende oferecer ainda, uma vida sustentável, como fator diferenciador. Todo o edifício tem uma etiqueta energética A, resultado da gestão inteligente da energia das áreas comuns, da preocupação sistemática da luz e ventilação natural para otimizar a eficiência energética global dos edifícios. O NOOBA é concebido com melhorias incorporadas com o objetivo de construir um novo projeto em linha com as novas tendências do mercado residencial sem esquecer os elevados padrões de sustentabilidade.

O facto de privilegiarmos áreas amplas, vistas desafogadas, varandas, piscina e comodidades capazes de preencher as várias necessidades dos moradores, é também um ponto diferenciador e que acrescenta valor ao projeto de imobiliário.

Prometem preços competitivos e “40% abaixo dos preços médios atuais no centro da cidade de Lisboa”, falam mesmo em preços “realmente acessíveis”. Qual é o intervalo de preços previsto para estes apartamentos nas diferentes tipologias?

Podemos dizer que o NOOBA, comparativamente com o centro da grande cidade de Lisboa, representa uma baixa de 40% a 50% dos preços, considerando também todas as características do projeto e a qualidade do mesmo. Os apartamentos têm uma variação de tipologias T1 a T5 com preços que começam nos 189 mil euros para os apartamentos T1. Existe um apartamento, considerado a “joia da coroa” – T5, no valor de 1.29 milhões de euros - que a acrescentar a todas as características de áreas amplas e pormenores sustentáveis, oferece um terraço de 280 metros quadrados (m2) e piscina privativa.

Podemos dizer que o NOOBA, comparativamente com o centro da grande cidade de Lisboa, representa uma baixa de 40% a 50% dos preços

Quando é que irá arrancar a construção do NOOBA? Qual o prazo previsto para a conclusão dos 518 apartamentos?

O NOOBA vai desenvolver-se num total de 6 fases. A primeira fase de construção vai ser iniciada brevemente e prevemos a sua conclusão em 2024. Esta primeira fase contempla dois edifícios num total de 127 apartamentos. Uma vez que o projeto de imobiliário, conta na sua totalidade com nove edifícios de seis e sete andares, prevemos que a construção se estenda entre seis a oito anos. 

O NOOBA vai incluir um total de 518 apartamentos, numa área bruta (acima do solo) de 69.785 m2, área bruta total de 98.360 m2, e uma superfície de terreno com 17.596 m2, com apartamentos que variam entre as tipologias T1 a T5.

Como está a correr a comercialização do projeto?

A comercialização do NOOBA está a decorrer de acordo com as nossas expectativas, não só em termos de interesse (contactos para mais informação) como também de reservas já realizadas. Acreditamos que estamos perante um projeto inovador, a preços muito atrativos e que interessará a muitos barreirenses, lisboetas e estrangeiros.

Quem são os principais interessados? Portugueses ou estrangeiros? Para primeira ou segunda habitação, ou como investimento? Qual é a tendência?

O NOOBA foi pensado para Barreirenses que procurem uma nova vida dentro da mesma cidade, para Lisboetas que pretendam ter uma qualidade de vida mais sustentável dos pontos de vista pessoal, ambiental e familiar, jovens-casais que estejam a comprar a primeira casa e também para estrangeiros que tenham o objetivo de iniciar, ou continuar, uma vida em Portugal. Sobre esta base, em termos percentuais, estimamos uma representação de mais ou menos:

  • 65% de compradores do Barreiro e Lisboa,
  • 35% compradores estrangeiros.

Estimamos uma representação de mais ou menos 65% de compradores do Barreiro e Lisboa, e 35% compradores estrangeiros

Têm outros projetos imobiliários projetados ou já em desenvolvimento? Se sim onde e com que características?

Antes do NOOBA, desenvolvemos quatro projetos em Lisboa: Actor Tasso, um projeto residencial com oito apartamentos de luxo com superfícies comerciais localizadas no coração de Lisboa, a 200 metros da Praça Marquês de Pombal e da prestigiada Avenida da Liberdade com uma área bruta de piso de 1.508 m2 e um espaço comercial; Vale Pereiro com 13 apartamentos luxuosos e modernos, oferecidos num inigualável cenário no centro da cidade, perto da Avenida da Liberdade. O antigo edifício de escritórios foi totalmente remodelado para oferecer uma vasta gama de apartamentos de tipologia T1 e T3 com jardins e terraços, numa área bruta de piso com 3.597 m2, um projeto vencedor do prémio de Melhor Projeto de Renovação/Restauro Residencial para Portugal no European Property Awards (período 2019-2020). Em Lisboa, conta-se ainda o Desterro, que reúne dois edifícios contíguos para oferecer 24 apartamentos com uma piscina exterior. A posição única do edifício oferece vista sobre o Castelo São Jorge, com uma área bruta de piso com 3.467 m2.

Outro dos projetos da Solid Sentinel no segmento de luxo é o projeto Viriato, localizado no coração das Avenidas Novas, com uma fachada clara e transparente com linhas retas, que oferece 11 apartamentos e um espaço comercial idealmente localizado num dos locais mais desejados de Lisboa com uma área bruta de piso de 2.165 m2.

Acreditamos que a competitividade económica face a outras zonas limítrofes da cidade de Lisboa e a qualidade de vida que a Margem Sul oferece, possam ser uma mais valia

Outra promotora disse há pouco que a Margem Sul vai cada vez mais destacar-se como alternativa a Lisboa para se viver e comprar casa. Concorda? E porquê?

Não estaríamos a investir no Barreiro se não acreditássemos nessa afirmação. Acreditamos que a competitividade económica face a outras zonas limítrofes da cidade de Lisboa e a qualidade de vida que a Margem Sul oferece, possam ser uma mais valia para o crescimento do outro lado do rio e também para a desmistificação de preconceitos referentes à mesma. Estamos empenhados em ajudar a posicionar o Barreiro, num local de excelência para se viver, ao proporcionar um estilo de vida equilibrado e é, para nós, um orgulho ver o NOOBA como um local que será de nascimento para uma nova e destemida visão do novo bairro do Barreiro – Margem Sul – que abraça o rio, desenhado com uma arquitetura diferenciadora do que existe na cidade, e que se estabelece também como uma nova referência dentro da área metropolitana de Lisboa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade