
A Câmara de Lisboa lançou esta quinta-feira, 26 de maio de 2022, a "primeira pedra" da construção de mais 50 novas casas no Bairro da Boavista, integradas na operação de realojamento em curso na zona de alvenarias e que representa um investimento superior a 6,5 milhões de euros. O número atual de famílias a realojar é de 153, estando prevista a construção de 316 fogos.
“Trata-se de uma obra candidata a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) cujo valor de adjudicação da empreitada é 6.560.340 euros”, lê-se numa nota enviada às redações pela autarquia.
A obra tem uma prazo de execução de 22 meses, insere-se no desenvolvimento do plano de urbanização para o Bairro da Boavista que pretende:
- "reabilitar o bairro na totalidade, em especial as alvenarias – construções precárias que estiveram na génese do bairro e que apresentam reduzidas condições de salubridade e habitabilidade";
- "permitir o realojamento dos habitantes no bairro";
- e "melhorar o espaço público e equipamentos".
A empreitada contempla um total de 50 habitações distribuídas por 5 blocos (10 lotes) com tipologias evolutivas de T1 a T4. As casas enquadram-se no projeto Eco-Bairro, que inclui pequenos espaços verdes, o reaproveitamento da água das chuvas para rega, eficiência energética com recurso a soluções de isolamento passivo e aquecimento de águas com recurso a energia solar.
O processo de realojamentos do bairro da Boavista prevê que todas as famílias inicialmente residentes na zona das alvenarias passem a habitar em novas casas no mesmo bairro. O número atual de famílias a realojar é de 153, estando prevista a construção de 316 fogos, número em que se incluem os 40 fogos cuja construção se encontra em curso desde maio de 2021 e os 50 novos fogos a construir.
Para poder comentar deves entrar na tua conta