Portugal é um dos países da União Europeia com menos condições económicas para manter um bom conforto térmico nas habitações, e há quem se debata mesmo com uma situação de pobreza energética. É um cenário preocupante e que tem levado o Governo a implementar várias medidas com o objetivo de atenuar a dimensão e os impactos deste problema. No entanto, existem algumas dicas que os consumidores podem colocar em prática nas suas próprias casas para tornar a habitação mais eficiente e consequentemente, diminuir o valor que pagam pelas suas faturas de energia.
Para garantir a eficiência energética das casas, existem alguns truques diários bem simples que podes facilmente colocar em prática. A Selectra apresenta um conjunto de estratégias que agora reproduzimos na íntegra.
1. Manter o frigorífico afastado de fontes de calor e não colocar alimentos quentes no interior
Esta é uma questão que facilmente passa despercebida, mas é importante certificares-te que a comida que colocas dentro do frigorífico se encontra à temperatura ambiente e que este eletrodoméstico não se encontra perto de radiadores ou do fogão. Isto porque, ao estar em contacto com fontes de calor, quer seja a nível externo ou interno, o frigorífico precisará de mais energia para garantir a sua refrigeração.
2. Diminuir a temperatura dos aparelhos elétricos
Se tendes a optar sempre pelos ciclos de 60ºC da máquina de lavar a roupa, provavelmente estás a gastar muito mais energia do que aquela que precisas. Para além das temperaturas elevadas danificarem o material de certas peças, consomem também cerca de 25% mais eletricidade do que o ciclo de 40ºC, por exemplo.
3. Utilizar o modo “eco” das máquinas
Sabias que, dependendo do modelo, o modo “eco” das máquinas de lavar consegue reduzir o consumo de eletricidade em até 45%? Isto significa que ao utilizá-lo estás não só a poupar no valor das faturas, como também a ajudar o meio ambiente.
4. Optar por utilizar o microondas invés do forno
Nem todos os pratos podem ser confecionados no microondas, mas quando o objetivo é apenas aquecer ou cozinhar refeições pré-confecionadas, este aparelho consegue facilmente dar conta do recado e gastar menos 60% de energia do que o forno.
5. Limitar o consumo de dispositivos eletrónicos
Por fim, um truque que nunca falha: diminui o tempo que passas em frente aos ecrãs. Não existe melhor método de poupança do que este, no entanto, se pretenderes continuar a utilizar estes dispositivos, deves sempre optar por aqueles que têm menor número de watts (W), uma vez que são aqueles que consomem menos energia.
Para poder comentar deves entrar na tua conta