A ideia é tornar adequar a casa às necessidades do cliente e agilizar (também) o processo de compra e venda de um imóvel.
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O ‘Living Coach’ é uma figura que coloca a pessoa e não o produto no centro da casa, para que o comprador possa descobrir por si próprio o que realmente o faz sentir bem e as suas necessidades em relação ao espaço habitável. Para explicar o que é um ‘Living Coach’ e o que faz, o idealista/news entrevistou Angela Baghino, que agora trabalha na assessoria doméstica, após uma longa jornada no ramo imobiliário. Afinal, como é que este profissional pode ajudar a vender uma casa mais rápido?

O que é um ‘Living Coach’ e o que faz?

O ‘Living Coach’ é uma figura profissional que começou a surgir nos últimos anos devido à crescente procura dos clientes que querem “tomar consciência” sobre a casa, algo que um simples designer não faz na maioria dos casos.

O assessor leva o cliente “pela mão”, traça um caminho, fazendo-o trabalhar com estímulos visuais e pequenos exercícios até que possa escolher por si mesmo o que realmente produz bem-estar. O trabalho é feito como um verdadeiro “treino” para tomar consciência das suas necessidades em relação ao espaço que habita.

O trabalho é feito como um verdadeiro “treino” para tomar consciência das suas necessidades em relação ao espaço que habita.

Um dos princípios em que se baseia é estimular e envolver os cinco sentidos do potencial comprador durante a visita. Espaços, luzes, cores e cheiros. Esses quatro fatores são habilmente combinados, tornando a propriedade pronta a ser vendida.

Portanto, é sempre um trabalho emocional, mas habilmente calculado para ser percebido por um público mais amplo e que pretede acelerar a venda de um imóvel devoluto, mobilado com móveis do proprietário ou destinado ao mercado de arrendamento de curta duração, por exemplo.

Como é que se tornou ‘Living Coach’?

Não existe um curso específico para alguém tornar-se ‘Living Coach’. Formei-me como assessora e criei o meu próprio método. Adquiri experiência no setor imobiliário dentro de uma importante agência para experimentar em primeira mão quais eram as dinâmicas internas do setor e poder aproveitar o trabalho que ainda faço com eles. O 'coaching' veio com o tempo porque percebi que as pessoas procuravam uma casa de acordo com seus interesses e orientá-las no processo foi reconfortante.

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Por que é importante ter uma figura como a sua?

Uma figura como a minha dá apoio e tranquilidade em todas as etapas porque é uma combinação de técnica e apoio emocional. Eu confio no cliente e levo-o “pela mão”.

A pandemia obrigou-nos a ficar em casa, e fez-nos ver como os espaços não estavam em sintonia com as novas formas de trabalho e convivência.

A pandemia mudou a forma como nos relacionamos com a casa?

A pandemia obrigou-nos a ficar em casa, e fez-nos ver como os espaços não estavam em sintonia com as novas formas de trabalho e convivência. A vida agitada que era levada até então não permitia que as pessoas percebessem como um espaço mal projetado e que não correspondia ao seu modo de sentir e viver poderia afetar as suas vidas e perceção do meio ambiente.

Quão importante é personalizar uma casa e torná-la única?

A massificação e uniformização das propostas de design e de produtos está a fazer com que os clientes tenham cada vez mais que personalizar a casa para torná-la o ninho e o refúgio de que precisam.

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