Quais são as vantagens e desvantagens de viver num condomínio? Contamos-te tudo.
Comentários: 0
apartamentos em condomínio com piscina à venda
idealista

Viver num apartamento num condomínio com piscina pode ser a solução que muitas pessoas procuram: preços mais acessíveis, espaços de lazer ao ar livre e ainda a oportunidade de dar uns mergulhos no verão sem sair de casa. No entanto, viver num condomínio tem vantagens e desvantagens que deves conhecer antes de tomar uma decisão. 

Viver num condomínio: quais são as vantagens? 

Uma das vantagens mais apreciadas por quem opta por viver num condomínio, principalmente se já tiver filhos, está relacionada com a segurança. Os espaços ao ar livre são normalmente vedados e contam com porteiros, vigilância 24 horas. Aliado à segurança, há ainda outras vantagens que vale a pena referir:

  • Espaços de lazer: ginásio, piscina, parque infantil, churrasqueiras, entre outros;
  • Convívio: normalmente, existem vários eventos organizados pelo administrador de condomínio que envolvem a celebração de datas festivas e permitem o convívio entre vizinhos;
  • Divisão de despesas: os reparos, manutenções e outro tipo de custos devem ser divididos entre todos os vizinhos do condomínio. 

Há desvantagens de viver num condomínio?

Como tudo na vida, viver num apartamento dentro de um condomínio também apresenta algumas desvantagens, mas tudo depende do ponto de vista e das expectativas que tens para ti e para a tua família. Uma das maiores desvantagens para quem preza a privacidade pode ser a partilha de espaços exteriores como a piscina, no entanto, há mais aspetos a ter em conta:

  • Pagamento do condomínio: viver num apartamento requer, contrariamente a uma moradia, o pagamento de um valor de condomínio;
  • Respeitar regras: antes de qualquer decisão é importante ter em conta que existem regras de condomínio que devem ser respeitadas por todos os condóminos;
  • Venda do apartamento: a lei dos condomínios sofreu algumas alterações e como tal, se algum dia quiseres mudar e vender o apartamento, terás de comunicar essa decisão ao administrador do condomínio.

Seja qual for a tua decisão reunimos mais de 2.900 apartamentos à venda em condomínios com piscina, com várias tipologias, com áreas a partir de 40 m2 e preços que começam nos 85 mil euros até ao milhão e meio de euros. 

Espreita a nossa lista e confere as diversas ofertas que temos para ti. O apartamento em condomínio mais barato é de tipologia t1 em São Pedro do Sul e o mais caro, de tipologia T3, chega mesmo ao milhão e meio de euros em plena cidade lisboeta, na Penha de França. 

Escolhe a tua cidade favorita

Porto

Braga

Averio

Faro 

Lisboa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta