
Anunciar e vender a casa numa época específica do ano pode ajudar-te a fechar o negócio mais rápido. E ainda que o verão seja tradicionalmente um mês para descansar e ir de férias, há quem decida que é hora de comprar ou vender uma casa. Afinal, este é um bom momento para fazê-lo ou há épocas melhores? Explicamos tudo com a ajuda de especialistas.
Vender a casa no verão: sim ou não?
Para Armando Lasauca, CEO da aProperties, o verão é um bom momento. O responsável acredita que a dinâmica do mercado mostra que durante o verão é quando mais famílias decidem comprar uma residência, e explica poquê: “Os compradores têm mais tempo livre para fazer visitas e pensar em qual seria a casa que melhor atendesse às suas necessidades e desejos.”
Por seu lado, Ramón Riera, vice-presidente mundial da FIABCI, analisa este verão em particular e especifica que pode ser uma boa opção estar atento às oportunidades de vendas. “É um momento de grande incerteza e há proprietários que podem pensar que é hora de vender", refere.
Com o aumento das taxas de juro, os empréstimos tendem a aumentar e as condições dos bancos na hora de comprar uma casa podem mudar. "Se os juros voltarem a subir mais tarde, as coisas podem mudar", diz o especialista.

Quais são os benefícios de vender uma casa no verão?
O CEO da aProperties explica que, no verão, como há muito mais dias de sol, os vendedores podem mostrar as suas casas com mais luz natural, o que torna os espaços mais atrativos, aumenta a sensação de amplitude, valoriza a qualidade dos materiais etc..
"Além disso, no caso de ter espaços exteriores com jardim ou piscina, os futuros compradores podem ter uma ideia mais precisa do uso que dariam a essas instalações." Relativamente aos preços, ou se existirem eventuais descontos no verão, Lasauca acredita que, em geral, se mantêm dentro dos mesmos parâmetros, “porque não é algo que seja marcado pela época do ano em que nos encontramos”.
A melhor altura para vender casa
Para Riera, uma das melhores épocas do ano para comprar casa é no início do ano, "mas o importante é observar a economia e ter muito cuidado”, porque tudo isso vai depender do comportamento da economia, dos políticos e das medidas restritivas de cada país.
Desde a aProperties explicam que a compra de uma casa não é uma decisão impulsiva, mas sim muito ponderada, e há múltiplos fatores que contribuem para dar esse passo.
Segundo um estudo realizado pelo Grupo Zillow, há duas épocas do ano que são vistas como boas oportunidades para vender uma casa de forma mais rápida:
- Vender casa na primavera – os dias são mais longos, há mais luz natural, as ruas e as casas estão mais floridas e as pessoas têm mais facilidade em querer sair de casa para visitar um imóvel;
- Vender casa no princípio do outono –o regresso das férias, o arranque escolar, o reinício do trabalho subentende mudança e alguém que quer comprar uma casa quer, sem dúvida, mudar.

Vender casa: quando evitar?
Assim como há épocas mais aconselhadas para vender casa, há momentos considerados menos aliciantes, segundo o mesmo estudo:
- Épocas festivas como o Natal e o fim de ano – as pessoas estão centradas nas festividades, gastam algum dinheiro nesta época e não têm tanta disponibilidade para comprar casa.
Vender casa rápido: outros fatores que podem ajudar
Para além destes aspetos anteriores, as caraterísticas da casa também podem contribuir para uma negociação mais eficaz. Destacamos:
- Área da casa/apartamento;
- Número de quartos;
- Garagem;
- Varanda ou terraço;
- Ar condicionado;
- Aquecimento central;
- Exposição solar;
- Não necessitar de obras ou imóvel renovado;
- Humidade;
- Localização (as pessoas gostam de casas centrais, com bons acessos e serviços nas proximidades).
Para poder comentar deves entrar na tua conta