
O setor imobiliário tem dado boa resposta às crises mais recentes, primeiro a pandemia da Covid-19 e agora o contexto económico marcado por altas taxas de inflação e perda de poder de compra. E se há segmento que tem mostrado resiliência a nível mundial é o de luxo. Disso mesmo dá conta Christy Budnick, CEO da Berkshire Hathaway HomeServices (BHHS), imobiliária do multimilionário Warren Buffett. “O setor imobiliário de luxo teve um desempenho record nos últimos dois anos”, referiu.
Segundo a responsável, “embora o mercado imobiliário tenha começado a normalizar, o topo do mercado assistiu, recentemente, a um turbilhão de atividades na ‘Luxury Collection’, incluindo uma casa, em Miami (EUA), vendida a um valor record de mais de 100 milhões de dólares (103 milhões de euros), na semana passada”.
Esta é uma das conclusões a retirar do Global Luxury Landscape Report de 2022, divulgado recentemente pela BHHS. O mesmo “explora as perspetivas e tendências que os mercados em todo o mundo atravessam, desde uma atividade acelerada – marcada por vendas record, guerras de ofertas e stock limitado –, para um período mais estagnado, em que os elevados níveis de inflação e os eventos geopolíticos continuarão a desempenhar papéis fulcrais na determinação da tónica do mercado”, refere a mediadora imobiliária em comunicado.
O Global Luxury Report destaca a evolução da compra de imóveis com base em escolhas de estilo de vida, preferências e destinos preferidos dos compradores de luxo, assim como quais as indústrias que estão a colocar os mercados no mapa. Abordando ainda mais tópicos de tendências, o relatório explora imóveis no metaverso, tendências de design e as nove principais comodidades domésticas que o comprador de luxo privilegia.

"O mundo continua ainda mais conectado pela tecnologia"
“Uma das principais situações que observamos, à medida que o imobiliário de luxo evolui neste novo clima, é que o mundo continua ainda mais conectado pela tecnologia e também pela nossa mentalidade em mudança”, diz Christy Budnick, citada na nota.
“O setor imobiliário de luxo requer uma abordagem global e estou orgulhoso de que a nossa rede continue a expandir-se e a receber os melhores profissionais do setor, para que possamos continuar a oferecer um serviço personalizado e inigualável, impulsionado pela marca BHHS”, acrescenta.
Para poder comentar deves entrar na tua conta