
Chama-se Dom Hugo e vai trazer à cidade do Porto 16 apartamentos de tipologias T0 a T1 duplex destinados jovens. Os preços começam nos 225.000 euros. Em causa está um empreendimento residencial localizado no centro histórico da Invicta – junto à Catedral da Sé – e promovido pela IMOLOTE – Investimentos Imobiliários, que irá investir 5 milhões de euros na reconstrução de um edifício que se encontra devoluto, em ruína, depois de anos de abandono.
“A denominação Dom Hugo é uma homenagem ao primeiro bispo do Porto e uma das ruas milenares do coração do centro histórico do Porto”, refere a empresa em comunicado, salientando que o edifício terá também um espaço comercial no rés do chão. Trata-se de um edifício que está integrado na carteira de empreendimentos especiais da Century 21 Portugal.
“Com a Catedral da Sé e a Ponte D. Luís I como vizinhos, o projeto de arquitetura é da autoria da OODA Architecture, as especialidades estão a cargo da A400, o empreendimento será edificado pela INVENIO ENGENHARIA e a comercialização será efetuada pela rede imobiliária Century 21 Portugal”, lê-se na nota.

De referir que a fase de pré-venda já está a decorrer e que as obras de reconstrução do imóvel arrancam em 2023, estando a conclusão dos trabalhos prevista para final de 2024.
Citada no documento, Raquel Godinho, Diretora de Marketing da IMOLOTE, adianta que se trata de um projeto que se enquadra “na estratégia da empresa, cuja missão é desenvolver produtos imobiliários exclusivos, sustentáveis, cujo posicionamento gere valor acrescentado à envolvente e em plena harmonia com o património urbano existente”.
“Foi procurada a recuperação e estabilização do passado histórico do edifício, onde as várias épocas de intervenção – passadas e futuras – se afirmam e fundem de forma adequada”, comenta Rodrigo Vilas-Boas, Partner Architect da OODA Architecture.

Já Franscisco Paiva Ribeiro, PCA da Invénio Engenharia, considera que está em causa “uma empreitada exigente, desafiadora e entusiasmante, quer pelo estado de conservação do edifício, quer pelo rigor construtivo necessário à sua execução”.
Pedro Almeida, responsável da agência Century 21 Grupo Aliados III e IV, destaca o facto do empreendimento permitir “uma experiência de grande envolvimento com a história da cidade”. “O edifício tem uma entrada pela famosa Rua Dom Hugo, a escassos metros da Sé Catedral, bem como uma entrada sobre a rua pedonal de acesso ao tabuleiro superior da Ponte D. Luís I. É realmente diferenciador”, remata.

Para poder comentar deves entrar na tua conta