Preços das novas casas do empreendimento Green Terrace Porto superam os 2.500 euros/m2. Ainda assim, a procura está em alta.
Comentários: 0
Casas novas no Porto
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

Há falta de oferta de casas no município do Porto para tamanha procura. E para ajudar a equilibrar a balança está em construção um empreendimento residencial que vai colocar no mercado do Porto 281 novas casas. Chama-se Green Terrace Porto e está a ser desenvolvido pelo grupo Acrescentar na freguesia de Ramalde, no Porto. Já há casas habitadas e outras em fases de construção e licenciamento. Mas os preços das habitações superam os 2.500 euros por metro quadrado (euros/m2), não estando acessíveis a qualquer carteira.

É, em concreto, na zona de Requesende da freguesia de Ramalde, que este novo empreendimento está a ser desenvolvido. E a sua construção está a seguir por diferentes fases. O primeiro edifício está já construído e habitado. O segundo bloco, de maior dimensão está em fase avançada de construção. E o terceiro prédio deverá iniciar a sua construção em breve. Também está previsto desenvolver um quarto bloco que está, hoje em fase de licenciamento, escreve o Expresso na sua edição impressa.

No total, estão aprovados “59.867,8 m2 de área total de construção, um máximo de 281 fogos e 964 m2 de área máxima destinada a comércio”, segundo referiu a autarquia do Porto ao mesmo meio. Note-se que o novo Plano Diretor Municipal do Porto prevê para esta zona um plano urbanístico que vai dar destaque à construção de uma zona verde, além componente residencial.

Comprar casa no Porto
Foto de Kampus Production en Pexels

Procura de casas está alta, apesar dos preços elevados

Quem é que está a comprar estas casas no Porto? São os investidores na sua maioria. E também há sinais do interesse de médicos e outros profissionais ligados à área da saúde, isto porque o empreendimento está próximo do Hospital de São João e outras unidades hospitalares. A preferência tem recaído, sobretudo, nas tipologias mais pequenas, como T1 e T2.

E quanto podem custar estas casas? À venda estão sobretudo casas de tipologia T3 e os preços médios estão compreendidos entre os 2.700 euros/m2 e os 2.900 euros/m2. Prevê-se que os apartamentos que vão ser construídos na terceira fase vão estar prontos em setembro de 2024.

Embora este empreendimento contribua para o aumento da oferta de casas no Porto. Estas não estão ao nível de todas as carteiras. Isto porque o preço destas casas não está acessível aos casais, sobretudo jovens. Os elevados preços praticados neste empreendimento são explicados – pelo menos em parte – pelo aumento dos preços dos materiais e da mão de obra, refere o mesmo meio.

Mas este não é o único projeto que o grupo bracarense Acrescentar terá em mãos no futuro nesta zona do Porto. Isto porque o grupo comprou recentemente um conjunto de terrenos à Vanguardplace por 17 milhões de euros, mesmo em frente ao empreendimento Green Terrace Porto. Estes terrenos têm 54 mil m2 e aqui prevê-se construir quadro ou cinco edifícios e colocar no mercado do Grande Porto mais 400 casas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta