Queres viver sozinho? Conhece os melhores imóveis a partir dos 22 mil euros para fazer a mudança sem medos em 2023.
Comentários: 1
Comprar casa para viver sozinho
idealista

Comprar uma casa para morar sozinho pode ser difícil. Na verdade, esta é uma decisão complexa, mas que significa um grande passo na vida de muitas pessoas. Para além de ser fundamental conhecer as vantagens de viver sozinho e até alguns aspetos menos agradáveis, deves considerar os imóveis mais adequados para este modo de vida.

Apresentamos, por isso, as melhores casas para viver sozinho a partir de 22 mil euros em total conforto já a partir do próximo ano. 

Quais são as vantagens de viver sozinho?

Viver sozinho depende de muitos fatores. Para algumas pessoas será apenas uma decisão temporária, até conseguirem encontrar alguma estabilidade para depois constituir família. Para outros, viver sozinho é uma decisão permanente que significa o início de um novo ciclo. 

Viver sozinho em 2023
idealista

Se queres dar este passo já em 2023 há vantagens de viver sozinho que deves conhecer: 

  • Maior liberdade: viver sozinho significa fazer tudo aquilo que queres (desde que respeites a vizinhança e regras de condomínio). Podes entrar e sair quando quiseres e também cozinhar os teus pratos favoritos, se é que gostas de desafios. Podes ouvir música e ver filmes ou séries quando te apetecer. 
  • Privacidade: muitas pessoas sentem que partilhar casa condiciona a sua privacidade, que acaba por ser ganha quando vives sozinho. Não existirão constrangimentos e estás à vontade em todas as divisões;
  • Maior independência: quando decides viver sozinho consegues estabelecer os teus próprios horários. Podes determinar orçamentos com despesas de energia e telecomunicações, decoração e reparações em casa;
  • Decoração sem limites: podes decorar todos os recantos da casa ao teu gosto e comprar o mobiliário mais arrojado.

Ao viver sozinho terás mais tempo para ti próprio, sem obrigação de fazer compromissos com os outros. Podes focar-te num hobby ou num novo negócio. Se gostas de espaços amplos e tens estabilidade financeira, poderás comprar uma casa para viver sozinho e depois arrendar um quarto. Esta é obviamente uma forma de lucro fácil e segura. 

Desvantagens de viver sozinho: o que não podes esquecer 

Existem alguns aspetos menos positivos de morar sozinho. Não terás ninguém com quem partilhar a vida privada e poderás sentir a falta do calor humano no imóvel. Mesmo assim existem outros pontos que são importantes mencionar: 

  • Relacionamentos sociais mais limitados: as pessoas que vivem sozinhas costumam ser mais introvertidas e acabam por não contar com apoio emocional ou com relações próximas com familiares e amigos;
  • Realização das tarefas domésticas pode ser cansativo: lavar o chão, a louça, a roupa,  arrumar os quartos e fazer a limpeza das restantes divisões estará por tua conta. É importante cuidar do lar para preservar o seu valor no mercado;
  • Assumir responsabilidades: no final do mês és a pessoa responsável por pagar as contas e quem vai ao supermercado todos os meses. Pensa na casa como um bem precioso que necessita de cuidados ao longo do tempo. 

O que preciso de saber para comprar uma casa sozinho?

comprar casa sozinho
idealista

Viver sozinho não acontece da noite para o dia, sendo importante seguir um conjunto de passos para que a mudança seja feita de maneira acertada:

  1. Procurar imóveis com a melhor relação qualidade/preço mediante uma pesquisa cuidada. Deves ainda ponderar a melhor altura para comprar casa, tendo em conta as taxas de juro e preços da habitação;
  2. Opções de crédito para solteiros: em Portugal os financiamentos têm um limite de 90%, sendo 10% correspondentes ao valor de entrada. O crédito habitação para solteiros será aprovado quando averiguada a estabilidade financeira, o histórico bancário (ou seja, quando não existem dívidas ao Banco de Portugal) e a taxa de esforço. Alguns casos também será necessário dispor de um fiador, mediante o nível de risco considerado pelo entidade. O crédito habitação para solteiros exige ainda que a pessoa esteja há mais de dois anos no trabalho atual e com contrato efetivo;
  3. Programas de apoio à habitação: existem apoios do Governo destinados ao arrendamento e compra de habitação que podem ser interessantes, para aqueles que não se importam de esperar para ter a sua primeira casa e viver sozinho;
  4. Despesas extra: vêm acrescidas outras despesas relacionadas com impostos, comissões de crédito, investimentos em renovação/reparação, energia, decoração e mobiliário. 
  5. Documentos necessários: devem ser reunidos documentos de identificação civil, Certidão de Teor, Caderneta Predial do Imóvel, Contrato-Promessa de Compra e Venda, entre outros. Alguns dados técnicos de registo associados e certificado energético também são obrigatórios. 

Só quando estes pontos estejam claros para ti, terás tudo o que precisas para comprar uma casa para viver sozinho. Pode parecer que tens muita coisa em que pensar e podes até sentir-te desmotivado em algum momento do processo, por isso, aconselhamos-te a começar pelo princípio: espreita os vários apartamentos à venda desde 22 mil euros e escolhe a tua nova casa para 2023. 

Encontra casas para viver sozinho em 2023

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Alex Santos
24 Dezembro 2022, 2:18

Está notícia é uma mentira, não existe imóvel para morar sozinho nem a 22 nem a 44, é não adianta dizer que é desde! Pois pode ser desde 1 euros, piada fake news.

Para poder comentar deves entrar na tua conta