
Estás à procura de uma casa que te consiga ajudar a poupar nas contas do gás e da eletricidade? Atualmente, o mercado imobiliário nem sempre apresenta várias formas para economizar,existem alternativas à situação que vivemos e que, por vezes, nem nos recordamos.
Com o inverno quase a vater à porta, reunimos uma seleção de casas e apartamentos com lareira a partir dos 60.000 euros que podem ser uma forma de te ajudar a economizar algum dinheiro nas contas da eletricidade e do gás natural.
Tipos de lareira modernas para substituir a lareira tradicional
As lareiras modernas unem a tradição e o fascínio de um sistema de aquecimento rústico com a tecnologia mais inovadora. São uma ideia fantástica que consegue conciliar o design mais envolvente com funcionalidades exclusivas.

Enquanto a lareira tradicional originava demasiado fumo, outros tipos de lareiras modernas são capazes de melhorar o isolamento térmico e de aumentar a eficiência energética dos lares. São inclusive muito seguras para as crianças e uma solução para ter um bom aquecimento em casa.
- Lareiras a bioetanol: conseguem aquecer salas até 30 m2 e não libertam poeiras ou fumos. Vão precisar apenas de combustível e de estar ligadas à corrente elétrica, mas são facilmente controladas e também não precisam de chaminé, o que ajuda quando falamos de despesas de manutenção;
- Lareiras suspensas ecológicas: aquecem os ambientes rapidamente e funcionam à base de combustíveis renováveis, que são amigos do planeta. São procuradas pelo perfil arredondado e por combinarem na perfeição com qualquer design interior;
- Lareiras com tecnologia LED: apesar da eletricidade estar cada vez mais cara há quem opte por lareiras com tecnologia LED, que usam as lâmpadas mais eficientes do mercado para aquecer a casa. Neste caso cria-se o efeito de chamas e das brasas, mas o ambiente continua muito agradável.
Algumas casas continuam a utilizar lareiras a lenha, mas com fontes de calor mais eficazes como lenha macia, lenha dura e lenha ecológica.
Casas com lareira: quais as vantagens?

As casas com lareira oferecem um sistema de aquecimento potente. Seja nas salas ou nos quartos, vão espalhar chamas de calor pela habitação e prometem salvar os teus dias de inverno. Conciliam uma série de vantagens.
- Poupar energia e dinheiro: as lareiras ajudam a manter o calor durante mais tempo. Nas casas de campo poderás sair à rua e apanhar galhos de árvores ou madeira para acender agilmente o fogo da lareira.
- Tranquilidade: tão sereno ficar a olhar para as chamas horas e horas. As lareiras são espaços aconchegantes que poderás desfrutar com as pessoas que mais amas. São igualmente convidativas a longas conversas.
- Decoração: as lareiras são elementos de decoração rústicos e, de certo modo, acrescentam algum detalhe a qualquer recanto da casa. Quando a sua área envolvente está bem decorada, acrescenta algum valor a uma sala ou quarto.
Antes de comprar uma casa ou apartamento com lareira recomendamos-te a descobrir mais sobre os tipos de lareiras, e a oferta diversificada do mercado português.
Qual o preço da lenha? Ainda compensa ter lareira em casa?
O preço da lenha em Portugal aumentou, devido à subida da inflação. Embora continue a ser possível encontrar sacos de lenha por pouco mais de 5€, as madeiras de melhor qualidade podem ser superiores a 50€, o que se traduzirá numa despesa acrescida para os portuguesas relativamente ao aquecimento da casa.

Mesmo assim, acreditamos que ainda compensa ter uma lareira a lenha em casa se fores um apaixonado por este equipamento, que substitui caldeiras e recuperadores de calor. Considera sempre estes fatores caso estejas interessado em adquirir uma casa com lareira:
- Zonas mais frias de Portugal: para quem vive em zonas frias e montanhosas do país compensa ter lareira a lenha por ser uma opção rapidamente disponível;
- Local de instalação da lareira: aos interessados em comprar uma casa ou apartamento com lareira, deverão optar por imóveis com a lareira colocada ao centro de uma divisão. Desta forma, o calor será distribuído equitativamente;
- Preço da lenha: presta atenção à mudança de preços da madeira para lareiras e faz uma consulta antes de procederes à compra;
- Manutenção da lareira: as lareiras mais modernas, com sistema LED integrados ou mesmo as lareiras a gás têm manutenção simples, com custos relativamente baixos. Também é um dos aspetos a atender caso queiras viver numa casa com lareira.
Vale a pena viver em casas com lareira?
Ter uma lareira em casa ou apartamentos ainda ajuda a poupar. Além das lareiras tradicionais a lenha ou das lareiras modernas, existem opções que não consomem tanta eletricidade ou gás natural e que permitem armazenar o calor dentro das quatro paredes durante mais tempo.
Para cortar nas contas do gás e eletricidade recomendamos-te as lareiras a bioetanol, uma fonte de aquecimento eficaz, segura e cómoda. Ajuda a prevenir os gastos, como contribui para a redução da tua pegada ecológica, por ser proveniente de produtos vegetais.
Há também quem decida comprar um imóvel com lareira simplesmente pela decoração. Para que o espaço salte à vista, podes transformá-la numa estante para livros, numa cama para um animal de estimação ou utilizá-la para colocar um aquecedor ou uma lareira moderna elétrica. Renovar as casas e apartamentos com lareira é realmente fácil e divertido.
A melhor parte é que existem várias casas e apartamentos com lareira à venda a preços bastante acessíveis, que começam nos 60 mil euros. Podes escolher entre várias tipologias, se preferes uma moradia ou apartamento, remodelado ou a precisar que dês asas à tua imaginação. A escolha é tua!
Comprar casas com lareira em Portugal
- São Brás de Alportel
- Massamá e Monte Abraão
- Queluz e Belas
- Estômbar e Parchal
- Amora
- Montijo e Afonsoeiro
- Seixal
- Albufeira e Olhos de Água
- Quarteira
- Azeitão
- Sintra
- Rio de Mouro
- Charneca da Caparica
- Carcavelos e Parede
- Castelo (Sesimbra)
- Fernão Ferro
- Quinta do Conde
- Alcabideche
- Lagos
- Cascais e Estoril
- Ericeira
- Alcochete
- Mafamude e Vilar do Paraíso
- São Clemente
- Portimão
- Almancil
- Castelo Branco
- São Sebastião
- Gulpilhares e Valadares
- São Domingos de Rana
Para poder comentar deves entrar na tua conta