
Vai nascer na Quinta da Pinheira, em Aradas (Aveiro), um projeto de habitação a custos controlados. Serão ao todo 288 apartamentos de várias tipologias, estando prevista a construção, que já arrancou, de 10 blocos de habitação.
Segundo a SIC Notícias, trata-se de um projeto que tem valores fixos de venda, tabelados pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), sendo que neste caso o investimento é de uma empresa privada, tendo o apoio do próprio IHRU e da Câmara Municipal de Aveiro, que isentou as taxas de licenciamento.
O preço máximo de venda, que numa construção “normal” em Aveiro varia em média entre 3.500 e 4.000 euros por metro quadrado (m2), rondará, neste caso, os 1.500 euros por m2.
Os futuros proprietários terão de cumprir com algumas regras, sendo que não poderão, por exemplo, vender o imóvel nos primeiros cinco anos. Um investidor que comprar um T2 só o poderá arrendar, no máximo, por 500 euros, beneficiando de isenção fiscal de IRS e IRC, escreve a publicação.
Na calha está um segundo projeto de habitação também a custos controlados, que está previsto nascer nos terrenos da antiga Luzoestela, junto à Estação ferroviária de Aveiro. Serão 108 apartamentos, mas neste caso o financiamento estará a cargo do IHRU – a obra poderá custar cerca de 20 milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta