
Parte do interior de um prédio devoluto e emparedado há vários anos na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, ruiu na tarde deste domingo (23 de abril de 2023), sem causar feridos. Em causa está um imóvel que salta à vista devido aos seus desenhos e inscrições de arte urbana.
Segundo Rui Serrano, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, o alerta foi dado cerca das 16h40, tendo sido mobilizados dez viaturas e 40 operacionais, incluindo duas equipas cinotécnicas dos bombeiros e da PSP, escreve a Lusa, adiantado que as equipas com cães foram utilizadas para aceder ao interior edifício, tendo-se confirmado que estava abandonado e sem a presença de pessoas.
A derrocada parcial do interior não obrigou ao corte das vias públicas e quanto ao risco de derrocada da fachada, Rui Serrano adiantou que "será avaliado posteriormente".
Citado pelo Público, o Comissário Bruno Pereira, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, revelou que a procura por eventuais vítimas foi realizada por etapas. “Em primeira linha, foi percebido se o edifício tinha condições para se investigar o interior. Reunidas as condições mínimas, e depois de acionadas as equipas cinotécnicas, concluímos que não havia qualquer pessoa. Naquele local, facilmente poderia estar uma pessoa em situação de sem-abrigo, por exemplo”, disse.
De referir que o prédio afetado está num quarteirão onde há outros dois blocos de prédios com todos os acesso e janelas emparedados, bem como como inscrições de arte urbana.
Para este local, em concreto nestes três edifícios abandonados, estará previsto nascer um novo projeto imobiliário que está envolto em polémica. Inicialmente, a Azipalace, Investimentos Turísticos S.A., que detém o grupo SANA, submeteu um projeto na Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinado por Souto de Moura que não recebeu luz verde. No verão de 2021, a empresa voltou, no entanto, a apresentar um novo projeto, desta feita da autoria do arquiteto Frederico Valsassina. Desconhecem-se, para já, mais detalhes sobre o projeto.
*Com Lusa
Para poder comentar deves entrar na tua conta