
O programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65 sofreu alterações, tendo o Governo reajustado regras – o período de candidaturas, por exemplo, passa a estar aberto de forma contínua e não apenas quatro vezes por ano – e criado uma nova forma de apoio, o Porta 65 +, sem limite de idade, para famílias com quebras de rendimentos. Sabe-se agora que já arrancou o novo modelo de candidaturas ao programa.
Importa recordar, antes de mais, que o Decreto-Lei n.º 38/2023, que cria e regula o programa de apoio financeiro Porta 65, já foi publicado em Diário da República (DR), tendo sido criadas duas modalidades:
- Porta 65 Jovem – destinado ao apoio ao arrendamento, por jovens, de habitações para residência permanente, mediante a concessão de uma subvenção mensal;
- Porta 65 +, destinado ao apoio ao arrendamento, independentemente da idade dos candidatos, por agregados com quebra de rendimentos superior a 20 % face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do mesmo período homólogo do ano anterior e por agregados monoparentais, mediante a concessão de uma subvenção mensal.
Como é possível constatar no portal do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o formulário de candidatura ao programa Porta 65 já está disponível.
“Na sequência da alteração legislativa do Programa Porta 65 Jovem pode, a partir de hoje (30.06.2023), apresentar a sua candidatura. Após submissão da candidatura deverá obter o respetivo comprovativo e aguardar contacto do IHRU”, lê-se no portal.
Relativamente ao último concurso, realizado em abril de 2023, o IHRU adianta que as respetivas candidaturas estão a ser analisadas. “A publicação dos resultados destas candidaturas será efetuada previsivelmente no início de setembro”, refere a entidade.
A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, que foi ouvida terça-feira (3 de julho de 2023) em comissão parlamentar, adiantou que foram recebidas mais de 10 mil candidaturas, um número que fica acima daquele que foi registado em concursos anteriores. Um aumento que poderá ser justificado pelo aumento do teto máximo de rendas com as quais os interessados podem candidatar-se a este programa, escreve o Público.
O idealista/news preparou um guia para entender o que vai mudar no funcionamento dos dois programas, o Porta 65 Jovem e Porta 65+. Toma nota.
Para poder comentar deves entrar na tua conta