
Muitos negócios à moda antiga, com métodos artesanais e de papel e caneta na mão, deram lugar ao digital. E as profissões tradicionais procuram também cada vez mais adaptar-se a esta nova realidade. Graças à tecnologia, chamar um técnico a casa, por exemplo, deixou de ser um desafio. Hoje em dia, há aplicações que reúnem todo o tipo de serviços para a casa: desde canalizadores, carpinteiros, eletricistas ou especialistas em remodelações ou limpeza doméstica – tudo à distância de um clique – , como é o caso da YourHero. O idealista/news entrevistou um dos sócios da empresa, Ricardo Borges, para perceber como é que as profissões antigas podem reinventar-se para se manterem relevantes e competitivas num mundo cada vez mais tecnológico, e recolheu testemunhos de profissionais que decidiram dar um rumo inovador aos seus negócios com este tipo de ferramentas e vivem agora numa nova era.
No passado, encontrar e contactar alguém para reparar qualquer coisa em casa não era uma tarefa simples. Os profissionais dependiam do passa a palavra e das históricas Páginas Amarelas, a par dos panfletos nas caixas de correio para anunciar os seus serviços. Entretanto, tudo mudou neste segmento de mercado. Há cada vez mais técnicos especialistas em serviços domésticos a incorporar as novas tecnologias nas suas práticas e processos de trabalho. E até os mais céticos se mostram disponíveis para aprender e adaptar os métodos do antigamente.
Ricardo Borges explica que as profissões tradicionais “estão a direcionar-se para o digital da mesma forma que muitos outros serviços, tais como a entrega de comida ou os transportes, pelo simples facto de a procura estar também a tornar-se digital”. “A tecnologia permite facilitar e automatizar procedimentos em várias áreas, como a aquisição de clientes, o apoio ao cliente, as vendas, a contabilidade, tornando-os muito menos demorados e mais eficazes”, refere. E ainda que, num primeiro momento, alguns profissionais possam mostrar-se resistentes, quando conseguem “compreender os benefícios que a tecnologia pode trazer ao seu negócio”, revelam-se “dispostos a aprender e a adaptar os seus métodos de trabalho a esta nova realidade”.

O mundo dos serviços para a casa: muita procura e pouca oferta
Apesar de a globalização ter afetado, sobretudo, os pequenos profissionais, o sócio da YourHero não tem dúvidas de que ainda há espaço e procura para os serviços que estes profissionais prestam. “Há várias categorias, com grandes players internacionais no mercado, em que ainda se nota um grande desfasamento entre a procura e a oferta, sendo esta última mais escassa, sobrecarregando os profissionais existentes”, adianta.
E uma das preocupações inerente às profissões tradicionais, ou os também chamados "ofícios", é o “reduzido ou nulo interesse dos jovens pelas mesmas”, segundo diz o responsável. “Não é algo que as novas gerações vejam como cativante ou interessante, nem algo que a sociedade ou o Governo incentivem. No entanto, estamos a esquecer-nos de que precisaremos sempre de profissionais para manter e cuidar da nossa casa”, defende ainda.
“E um outro facto curioso (mas amplamente desconhecido) é que várias dessas profissões são consideradas muito bem remuneradas”, acrescenta.

Profissões antigas: desafios do presente e futuro
Num mundo em constante mudança, os profissionais precisam de acompanhar a evolução e as tendências do mercado “para se manterem atualizados e não acabarem esquecidos”, considera Ricardo Borges. Para este gestor, é importante não só acompanhar a tecnologia, “mas também encontrar parcerias saudáveis e promissoras que lhes permitam continuar a expandir os seus negócios”.
“A partir do nosso inquérito aos profissionais percebemos que a maior dificuldade que enfrentam é conseguir novos clientes. Há muita procura, com certeza, mas os profissionais nem sempre sabem, ou têm as ferramentas e conhecimentos certos, para encontrar os clientes”, aponta.
A verdade é que as profissões antigas continuam e continuarão a ser necessárias, e este tipo de ferramentas, como a YourHero, procura tornar o processo de contratação de um profissional mais rápido e, sobretudo, eficiente. Desde reparações a remodelações, o objetivo é ter acesso a serviços para a casa à distância de um clique e fazer a ponte entre profissionais e quem precisa de ajuda.

E como é que tudo se processa? No caso dos profissionais, a YourHero ajuda-os a estabelecer contacto com os clientes, trazendo-lhes trabalhos com uma frequência consistente,” alinhada com a sua capacidade e tipo de trabalho que realizam”; para melhorar a organização, alia ao CRM um assistente de Inteligência Artificial (IA) que envia lembretes diários e ajuda os profissionais a acompanhar todos os trabalhos que recebem. Além disso, os profissionais são acompanhados por uma equipa que desenvolve um plano personalizado para aumentar a sua capacidade de serviço e, consequentemente, fazer crescer o negócio.
Ricardo Borges adiantou ao idealista/news que a YourHero planeia lançar a sua primeira ‘Pros Academy’ em Portugal, um curso concebido em parceria com universidades, “direcionado para pequenos empreendedores, que abrange temas como contabilidade, atendimento ao cliente, vendas, gestão”, entre outras.

Profissionais a quem o digital já mudou a vida (e o negócio)
Rui Sequeira, especialista em isolamento/telhados, trabalha no setor da construção desde os 13 anos, juntamente com o seu pai (neste setor há quase meio século). Está na YourHero desde setembro de 2022 e, desde então, contratou mais oito pessoas. Quando se juntou à plataforma, já tinha uma empresa estabelecida com cerca de 90 funcionários e o objetivo seria conseguir mais trabalhos técnicos/pequenos (em vez de grandes remodelações) com um processo de vendas rápido.
Revela que, no início, estava “um pouco cético”, uma vez que nunca tinha trabalhado com plataformas. Ainda assim, decidiu dar uma oportunidade e, quando percebeu o modelo de negócio, lembra-se de ter pensado que “fazia todo o sentido”. Conta que “evoluiu muito” em termos de angariação de clientes, volume de pequenos trabalhos, e que o “negócio se tornou mais rentável”. Acabou por recrutar mais empregados e, atualmente, continua à procura de mais, uma vez que o “volume de trabalho está em crescimento contínuo”.
“São inúmeras as vantagens de trabalhar com esta plataforma digital. Traz-me clientes, ajuda-me a gerir e a acompanhar cada projeto e tenho um gestor de conta que me ajuda e motiva o crescimento da minha empresa. É uma verdadeira parceria porque crescemos juntos”, refere.
Cristiano Silva, carpinteiro, partilha da opinião de Rui. Trabalhava sozinho há dois anos, mas com a YourHero o volume de trabalho aumentou três vezes mais. Desde que se juntou à plataforma, em outubro de 2022, contratou um novo carpinteiro assistente a tempo inteiro e vai contratar um segundo assistente a tempo parcial para dar resposta à procura.

“Tivemos um claro aumento do volume de trabalho, suficiente para contratar mais um funcionário e mudar para um local de trabalho maior. Ajudou definitivamente a atrair clientes e, principalmente, a conseguir grandes trabalhos”, diz. Como vantagens, destaca, por exemplo a gestão do tempo, uma vez que tem um assistente online na aplicação que dá prioridade às suas tarefas e o lembra de tudo o que tem para fazer.
Gilciara, que trabalha na área das mudanças nacionais e internacionais, chegou à YourHero em novembro de 2022. Quando começou, tinha apenas uma carrinha para mudanças e rapidamente precisaram de outra com maior capacidade. As receitas aumentaram entre 25% e 30% e a equipa passou de dois funcionários para seis.
“Além do aumento da procura de serviços, perdemos menos tempo na angariação de clientes e podemos dedicar mais tempo ao serviço comercial, de forma a dar uma resposta imediata ao cliente, um acompanhamento contínuo de cada pedido e um serviço imediato”, conta.
A responsável reconhece que o mundo digital “é o que domina o mercado e o alcance e visibilidade proporcionados às empresas é indiscutível”. “Na nossa empresa esse reflexo foi imediato, além da credibilidade gerada através da resposta imediata e organização possível com o uso de ferramentas digitais”, conclui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta