
A limpeza da casa continua a ser inevitável, para viver bem e com saúde. E as tarefas e reparações domésticas não mudam. Mas as novas tecnologias vieram transformar o mundo dos serviços para casa. Agora, os técnicos especializados em pequenas reparações e limpezas estão à distância de um clique, disponibilizando os seus serviços em aplicações, como é o caso da OSCAR. E todos saem a ganhar: há mais oportunidades de trabalho para os técnicos e as famílias usufruem dos serviços em casa de forma rápida, simples e transparente. E isto é especialmente importante num momento em que, em Portugal, “existe cada vez mais uma preocupação com o lar, que vai além das reparações urgentes”, tal como diz João Marques, CEO da plataforma OSCAR, em entrevista ao idealista/news.
A crise pandémica veio mudar a forma como os portugueses olham para o seu lar. Com o tempo passado em casa durante os confinamentos, os espaços interiores e exteriores da habitação saíram valorizados. E este cenário veio aumentar a procura de pequenas reparações em casa e serviços de limpeza. É mesmo isso que confirma João Marques: “A situação pandémica veio impulsionar a mudança dos hábitos de consumo”. As famílias tornaram-se “mais exigentes e procuram serviços cada vez mais fáceis, rápidos e simples”, explica. E esta valorização da casa abriu caminho para que as soluções digitais focadas em pequenas reparações domésticas ganhassem relevância no mercado.

O que é certo é que a “a procura por este tipo de serviços para casa tem vindo a aumentar nos últimos anos e, até ao momento, a oferta tem conseguido acompanhar as necessidades das famílias”, afirma o fundador da OSCAR, uma plataforma que cresceu cerca de 450% em 2021. E tudo indica que continuará a crescer: com o abrandamento da pandemia, as famílias estão “mais predispostas a encomendarem serviços e a receberem os técnicos em suas casas”, adianta ainda o jovem, afirmando que em 2022 já registaram um aumento de pedidos serviços para casa em mais de 250% face ao ano anterior, estando a subir na ordem dos 30% todos os meses.
O aumento de pedidos de serviços domésticos surge num momento marcado pela elevada inflação, que atingiu os 9,1% em julho, de acordo com os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística. No lado da procura sente-se que as famílias estão “mais ponderadas” em relação aos serviços para casa que solicitam, dado o aumento do custo de vida e a pressão que sentem sobre o seu orçamento familiar. Ainda assim, “até ao momento, não sentimos um abrandamento na procura”, realça o jovem.
Mas quais são os serviços domésticos mais requisitados pelos portugueses? Cerca de 40% destes são reparações (máquina de lavar a roupa ou o lava-louças), 40% limpezas e 20% correspondem a pedidos de lavandaria, lavagem de carros e serviços para animais. De acordo com o responsável, “a limpeza doméstica e o serviço personalizado – que permite aos clientes descrever o que pretendem e obter um serviço à sua medida – destacam-se por serem os serviços mais populares” da OSCAR.

Qual é a oferta de serviços de reparações e limpezas em casa?
Foi no início de 2021 que a app OSCAR se deu a conhecer ao mundo. E, desde então, a equipa sentiu “um feedback muito positivo e um crescimento significativo, o que tem permitido aumentar a oferta e o número de áreas que cobrem”, partilha João Marques com o idealista/news.
Neste momento, a app OSCAR tem mais de 150 tarefas de reparação, limpeza e lavandaria, disponíveis com preço fixo. E através desta app é possível chamar um técnico em menos de 30 minutos ou agendar uma visita, realizar o pagamento e seguir o seu percurso no mapa. Desta forma, “facilitamos o processo de contratação de um serviço para casa, tornando-o mais rápido, eficiente e 100% transparente”, argumenta o jovem.
E também cultivam um ambiente de trabalho saudável. O facto de a plataforma garantir preços fixos dos serviços para casa – e não contabilizados à hora -, permite que os especialistas em microresparações e limpezas consigam auferir “rendimentos superiores”. Isto porque, segundo explica o responsável, os técnicos “recebem propostas de trabalho concretas e imediatas, sem a necessidade de recorrerem a orçamentos e visitas técnicas prévias”. Desta forma, a ferramenta “não só permite aos técnicos aumentar as suas oportunidades de trabalho, mas também melhorar as condições em que prestam os seus serviços. Além disso, os especialistas têm total flexibilidade para escolher o seu regime e horário de trabalho”, adianta ainda João Marques na mesma entrevista.
Mas, tal como em outros setores, também a app OSCAR tem sentido os efeitos da inflação. “O aumento dos combustíveis impactou diretamente os profissionais que prestam serviços através da app OSCAR e os tempos de entrega de materiais por encomenda também estão a ser cada vez mais longos”, explica o CEO da plataforma.

Expansão dos serviços para casa em Portugal é o foco
Hoje, esta plataforma já presta serviços para casa em toda a região de Lisboa, Porto e Coimbra. E no futuro pretendem ir mais longe: “Ambicionamos abrir novas categorias e levar o OSCAR mais longe a nível nacional”, afirma o CEO da app, sublinhando que o principal objetivo da plataforma passa por “consolidar a nossa presença a nível nacional e permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso aos serviços do OSCAR de norte a sul do país”. E para isso conta com a ajuda da MELOM, sua parceira desde 2021.
E embora agora estejam focados em crescer no mercado português, o sonho de levar a app OSCAR além-fronteiras permanece bem vivo. “Temos também a ambição de internacionalizar a nossa app e levá-la mais longe. Assim, no próximo ano, queremos começar a preparar a nossa expansão para o resto da Europa”, avança João Marques, explicando que, neste momento, estão a avaliar o setor noutros países para compreender quais as suas necessidades e especificidades e de que forma a app OSCAR pode acrescentar valor a esses mercados. Além de estar a “avaliar qual o país indicado” para expandir o negócio, também estão a “analisar qual a melhor forma de financiamento”, adianta.
Agora, a equipa do OSCAR está numa “fase muito exigente em termos de crescimento do volume de negócio, pelo que queremos focar-nos em proporcionar um serviço rápido e de qualidade, continuar a fidelizar os nossos clientes a nível nacional e depois escalar o modelo além-fronteiras”, conclui João Marques em entrevista.

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