Casas vazias em Portugal

Casas vazias em boas condições são quase 250 mil em Portugal

Há mais 720 mil casas vazias em Portugal, a maioria com condições de habitabilidade. Muitas estão no mercado de venda ou arrendamento à espera de novos moradores. Mas quase 250 mil casas estão vazias por outros motivos e sem rumo à vista, apesar de não precisarem de reparações.
Apagão faz estragos em casa

Efeitos do apagão em casa: procura por serviços de reparação dispara 114%

O apagão elétrico que se verificou em Portugal continental durante boa parte do dia 28 de abril de 2025 continua a deixar marcas um pouco por todo o país. A plataforma Fixando revela que registou, até às 11h00 desta terça-feira (29 de abril de 2025), um aumento de 114% na procura por serviços de reparação, comparativamente com o mesmo dia da semana anterior.
Reparações de eletrodomésticos

Direito à reparação de bens móveis: como funcionam as novas regras?

Ter uma máquina de lavar louça ou roupa avariada pode ser uma verdadeira dor de cabeça, nomeadamente quando se trata de uma família com filhos. Paralelamente, representa um gasto financeiro que tende a ser avultado, na reparação e/ou compra de um novo equipamento. Há, no entanto, novas regras europeias a ter em conta, relacionadas com o direito de reparação de bens móveis. Explicamos tudo sobre este tema com a ajuda da Deco Alerta. 
Obras em telhados

Infiltrações no telhado do prédio: quem paga as obras de reparação?

Viver em condomínio tem tudo para ser uma tarefa desafiante. É importante, no entanto, tentar sempre manter uma boa convivência com os vizinhos, mesmo nos momentos mais tensos, como por exemplo os relacionados com obras a realizar no prédio. Quem tem a responsabilidade de as fazer no telhado, quando há uma infiltração? As reparações ficam a cargo de quem? Damos resposta a estas e outras perguntas no artigo desta semana da Deco Alerta.
Limpezas da casa

Limpeza doméstica lidera top 10 dos serviços para casa em 2022

Viver com conforto e qualidade passou a ter uma importância acrescida na pandemia. Com os longos períodos passados em casa, as famílias passaram prestar mais atenção às pequenas ou grandes intervenções que podiam fazer em casa para viver melhor. E, por isso mesmo, os portugueses começaram a requisitar mais os pequenos serviços de manutenção e reparação da casa. Em 2022, foram as limpezas domésticas os serviços mais procurados, seguidos da carpintaria, mudanças, eletricidade e ar condicionado.
serviços de reparação

O mundo novo das obras em casa à distância de um clique

Antigamente, encontrar um canalizador, um carpinteiro, ou até um eletricista podia ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas hoje em dia, e graças à revolução tecnológica, já é possível ter um técnico experiente em casa capaz de solucionar qualquer problema em pouco tempo. Como? Através de “apps” desenvolvidas especificamente para esse efeito. Desde reparações a remodelações, o objetivo é ter acesso a serviços para a casa à distância de um clique e fazer a ponte entre profissionais e quem precisa de ajuda. É isto que faz a YourHero. Chegou a Portugal no final do ano passado e o seu country manager, Francisco Bernardes, esteve à conversa com o idealista/news.
Remodelação e reparação de casas

Reparação de casas: HomeServe Espanha compra a portuguesa Servitis

A HomeServe Espanha, especializada em cuidados e manutenção doméstica, comprou a empresa portuguesa Servitis, dedicada à prestação de serviços de instalação, reparação e manutenção de equipamentos a gás, termo e eletrodomésticos, climatização, eletricidade e energias renováveis. Com s
Confinamento faz disparar pedidos de serviços de reparação em casa

Confinamento faz disparar pedidos de serviços de reparação em casa

É mais um dano colateral causado pela pandemia da Covid-19, que obrigou os portugueses a ficarem em casa durante bastante tempo, e muitos em teletrabalho. O confinamento fez disparar os pedidos de serviços de reparação no lar, com os arranjos de máquinas de lavar e de TV’s a liderarem o ranking: entre março e julho de 2020, aumentaram 389% e 306%, respetivamente, face ao ano passado. O pódio fica completo com o serviço de suporte técnico, que disparou 200% num ano.