
As temperaturas continuam relativamente altas um pouco por todo o país, mas não significa que nos deixemos de preocupar com o outono. Durante os dias mais frescos e ventosos, são muitas as pessoas que evitam utilizar o terraço ou varanda do seu apartamento, porque poderá ser um verdadeiro incómodo.
Casas com varandas ou terraços cobertos são um refúgio perfeito para apreciar o espaço exterior sem ter de suportar o frio e a chuva. Além de que estes espaços oferecem uma transição perfeita entre o interior e o exterior, proporcionando um ambiente versátil para relaxar, socializar ou desfrutar da natureza, independentemente das condições climáticas.
A sensação de estar ao ar livre, mesmo quando o tempo não colabora, torna estas áreas muito valorizadas. As casas ou apartamentos com varandas ou terraços cobertos combinam a funcionalidade com a beleza, proporcionando um espaço acolhedor que se adapta a diversas atividades e estilos de vida.
Para que continues a aproveitar a tua casa ao máximo reunimos algumas das melhores casas com terraço coberto a partir de 60.000 euros. Se já tens uma casa com varanda ou terraço aberto, este artigo também te ajuda a perceber como o podes fechar de forma permanente ou temporária e tudo o que precisas de saber para evitar problemas pelo caminho.
Ter uma varanda ou terraço fechado em casa: as vantagens

Os terraços e varandas são espaços bastante apelativos, porque permitem um equilíbrio entre o mundo dentro de casa, com o exterior, e aquilo que de mais relaxante pode oferecer. Durante o verão os raios de sol convidam-nos a sair para o exterior, mas no inverno o cenário pode ser bem diferente. Por isso mesmo, ter uma varanda ou terraço fechado oferece inúmeras vantagens:
- Bem-estar: quando fechados, as varandas e terraços são mais agradáveis e não precisas de te preocupar com os dias de vento forte ou chuva;
- Limpeza e segurança: não te preocupas com as folhas que se acumulam no exterior, nem com os detritos, diminuindo o tempo e trabalhos relativos à manutenção;
- Espaços interiores mais amplos: poderás ampliar a área habitável da casa, com uma divisão que pode ser extraordinária para receber visitas, ou até criar um bonito quarto para visitas;
- Conforto térmico e acústico: pensar em fechar uma varanda ou terraço pode ser a resposta para criar ambientes mais silenciosos e escapar aos sons do trânsito, do vento e ao frio comuns na tua zona;
- Menos possibilidade de infiltrações: pode ser interessante fechar varandas para evitar problemas de humidade e infiltrações que tendem a afetar estas áreas da casa.
Fechar os terraços ou varandas em casa: o que diz a lei
Algumas pessoas decidem comprar uma casa com terraço coberto porque conhecem bem as suas vantagens. Na realidade, terão a possibilidade de aproveitar ao máximo esta área externa, que servirá eventualmente como espaço útil de arrumação que pode quase trazer uma divisão extra à casa. Mas há ainda quem prefira comprar uma casa e cobrir os terraços e varandas à posteriori.

Nestes casos é importante perceber que quaisquer tipos de obras que alterem a linha arquitetónica ou estética, vão precisar sempre de licenciamento e, nos apartamentos, exigir a aprovação do condomínio.
A legislação para fechar terraços ou varandas aplica-se a obras de reconstrução e obras de alteração que quando não são respeitadas poderão iniciar uma ação judicial. Para esclarecer as tuas dúvidas sobre a licença camarária obrigatória para fechar uma varanda ou terraço deverás contactar a câmara municipal do local onde foi adquirido o imóvel.
Dicas para fechar os terraços e varandas durante o outono
Se consideres a solução de fechar varanda ou terraço definitivamente desnecessária poderás cobrir estas zonas de maneira temporária. Quer isto dizer que poderás preparar estas divisões para a estação do ano em que te encontras. No outono, por exemplo, podes:

- Fechar terraços com rede: as redes de proteção são essenciais para quem pretende criar uma zona mais segura para crianças e animais de estimação. Existem ainda redes especificas para que te consigas proteger contra os mosquitos, melgas e outros insetos enquanto desfrutas da melhor experiência ao ar livre;
- Fechar varanda ou terraço com vidros: não só estarás a transformar esta zona numa marquise, como poderás isolar o espaço do barulho exterior e das condições atmosféricas adversas, nomeadamente pela aposta em vidros duplos. A grande vantagem é que continuas a aproveitar a vista panorâmica para o exterior e a aproveitar da luz natural;
- Instalar uma pérgula no terraço: mais sombra e menos luz direta, são os principais benefícios das pérgulas, além de garantirem maior durabilidade do que um simples guarda-sol;
- Fechar terraço ou varanda com plantas: é uma forma simples de cobrir varandas ou terraços, uma vez que as plantas - sobretudo as mais altas - conferem maior privacidade. Vão também servir de barreira paras as correntes de ar frias e vão melhorar a qualidade de vida dos habitantes do teu lar.
Estas são apenas algumas ideias rápidas para fechar um terraço ou varanda e que poderás seguir se esse for o teu objetivo.
A colocação de uma rede de proteção ou de plantas nestas áreas não exigem qualquer autorização, mesmo que seja recomendável avisar o condomínio. O mesmo não se aplica à instalação de vidros ou de uma pérgula, que alteram a arquitetura do lar. Contacta o condomínio e a câmara municipal para mais informações.
Encontra a casa perfeita com áreas externas cobertas
- Santo Onofre e Serra do Bouro
- Vau
- Almancil
- Estômbar e Parchal
- Portimão
- Algoz e Tunes
- Lagos
- Quarteira
- Albufeira
- Lagoa e Carvoeiro
- São Martinho
- Luz
- Tavira
- Cascais e Estoril
- São Clemente
- Guia
- São Brás de Alportel
- Azeitão
- Charneca da Caparica e Sobreda
- Sintra
- Santa Bárbara de Nexe
- São Sebastião
- Mexilhoeira Grande
- Silves
- Querença
- São Bartolomeu de Messines
- Ericeira
- São Mamede de Infesta
- Famalicão
- Alcabideche
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta