Na Grande Lisboa, os preços das casas vendidas subiram 57% em quatro anos. E no Grande Porto 61%, mostram os dados do INE.
Comentários: 0
Preço das casas em Portugal
Foto de SHVETS production no Pexels

É de conhecimento geral que as casas à venda estão a ficar mais caras em Portugal há vários anos. Esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou a dimensão desta subida: a nível nacional, o preço mediano das casas vendidas atingiu os 1.629 euros por metro quadrado (euros/m2) no segundo trimestre de 2023. Este é um valor 48% superior ao registado quatro anos antes. Nos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto a subida é ainda mais acentuada.

A nível nacional, o preço mediano das casas vendidas foi de 1.629 euros/m2 no segundo trimestre de 2023, o maior valor registado nos últimos quatro anos. O preço das casas em Portugal subiu, assim, 4% face ao trimestre anterior e 9% face ao período homólogo. Este aumento é bem mais expressivo se considerarmos o preço das casas observado quatro anos antes: subiu mesmo 48% face ao segundo trimestre de 2019, antes da pandemia, revelam os dados do INE esta quinta-feira publicados (dia 25 de outubro).

Como subiram os preços nas regiões do país em 4 anos?

Em várias regiões do país este aumento do preço das casas vendidas desde 2019 até hoje é ainda mais expressivo:

  • Área Metropolitana de Lisboa: aqui o preço mediano fixou-se nos 2.306 euros/m2 no segundo trimestre, mais 57% do que quatro anos antes. No concelho de Lisboa este aumento foi menos expressivo (+30%), tendo a pressão dos preços deslocado-se para vários municípios periféricos, onde os preços das habitações dispararam neste período, como é o caso da Moita (+99%), Barreiro (+77%), Seixal (+74%) e Setúbal (73%);
  • Área Metropolitana do Porto: neste centro urbano os preços subiram 61% desde 2019 fixando-se nos 1.802 euros/m2. O município do Porto viu também os preços das casas subirem na ordem dos 50%, mas houve outros que aumentaram ainda mais, como é o caso de Espinho (83%), Matosinhos (+69%), Gondomar (+63%), Santo Tirso (+56%) e Maia (+56%);
  • Algarve: os preços na região algarvia subiram 51% em quatro anos, situando-se nos 2.583 euros/m2 no segundo trimestre de 2023. O município de Vila do Bispo viu mesmo os preços mais do que duplicar em quatro anos (+143%). E, em vários, as casas foram vendidas por preços bem mais expressivos que no passado, como Portimão (+65%), São Brás de Alportel (+65%) ou Vila Real de Santo António (+62%);
  • Região Autónoma da Madeira: as habitações vendidas entre abril e junho de 2023 foram 58% mais caras do que no mesmo período de 2019, tendo o preço mediano fixado-se nos 1.916 euros/m2. No Funchal, a subida foi de 66%.

O que os dados do INE também mostram é que nas outras regiões do país a subida dos preços medianos das habitações foi menos expressiva do que a nível nacional nestes 4 anos. No Norte foi de 46%, no Centro de 30%, no Alentejo de 32% e na Região Autónoma dos Açores de 37%. Mas em todas há municípios que revelam uma subida dos preços das casas mais expressivas desde 2019 face à mediana de cada região.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta