A construção fica localizada numa urbanização perto da costa da Biscaia, perto de Bilbao, em Espanha.
Comentários: 0
casas de design
Pablo García Esparza

Imagina uma casa que se funde harmoniosamente com seu ambiente natural, desafiando a gravidade com o seu design arrojado e, ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência de vida moderna e acolhedora. Bem, essa casa existe, chama-se Casa Hara e, além disso, fica em Espanha, especificamente, em Munguía. Os seus criadores: a equipe da Verne Arquitetura.

"Acreditamos na criatividade como ferramenta de mudança; na modernidade como movimento que inspira um estilo próprio; artesanato como meio de alcançar a qualidade; e a tecnologia como garante de conforto e eficiência energética", explicam no seu site, filosofia que se reflete neste trabalho.

A localização é um elemento que tem uma influência decisiva na Casa Hara. "Está localizada numa urbanização perto da costa da Biscaia, a poucos quilómetros de Bilbao. O terreno específico onde a casa está localizada tem uma inclinação bastante íngreme e uma orientação norte-sul quase perfeita. Portanto, a estratégia do projeto surge de dar uma resposta unitária a ambas as condições iniciais", apontam.

casas de design
Pablo García Esparza

Dois planos que desafiam a gravidade

O coração da Casa Hara é o seu design marcante, composto por dois planos de cimento ousados que desafiam a gravidade. A planta do piso inferior abriga as áreas funcionais da casa, como a entrada, garagem, ginásio e espaços adicionais. Em contraste, o plano superior, que também funciona como o telhado da casa, abriga os principais espaços de estar, incluindo quartos, cozinha e áreas de estar e jantar combinadas.

casas de design
Pablo García Esparza

A fachada norte apresenta uma aparência fortificada para acolher a rua adjacente e a entrada principal. Neste, divisórias de betão garantem que os espaços internos da casa permaneçam discretos, ao mesmo tempo em que criam um generoso terraço no primeiro andar. Além disso, a fachada sul irradia intimidade. Aqui, o telhado de cimento estende-se elegantemente em balanço sobre o jardim, com amplas janelas esbatendo os limites entre os interiores da casa e o exterior exuberante. Essa estratégia de design não apenas prioriza as vistas do jardim e da piscina, mas também cria um espaço de varanda perfeito. Internamente, um projeto estratégico garante que ambas as fachadas sejam coesas.

casas de design
Pablo García Esparza

Em harmonia com a paisagem

O coração da casa é a cozinha e o espaço de estar e jantar, orientados ao longo do eixo norte-sul. Um detalhe notável aqui é uma ampla porta de correr de madeira na cozinha, que conecta visual e funcionalmente o terraço norte e o alpendre sul. O segmento leste da casa abriga o quarto principal, projetado com uma visão de aspeto duplo. A ala oeste é reservada para quartos adicionais, cada um com a sua própria casa de banho privativa. Uma seleção consciente de materiais eleva a Casa Hara, garantindo que ela se integre harmoniosamente com seu entorno.

casas de design
Pablo García Esparza

Na maioria das vezes, o uso do cimento é habilmente combinado com texturas de madeira, evidentes nos acabamentos em balanço e no revestimento da fachada. Esta decisão de design harmoniza o betão com elementos de madeira encontrados em toda a casa, como a porta da garagem virada a norte e as ripas de madeira de castanheiro da fachada sul. Em outras áreas, são empregados acabamentos de argamassa de cal branca, garantindo que essas seções sejam visualmente integradas. No interior, a casa abraça elementos naturais. O gesso de barro bege e a madeira de carvalho dominam, enquanto o calcário acinzentado envolve a lareira central, marcando os espaços de convivência.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta