
Os municípios portugueses já receberam cerca de 138 milhões de euros para aumentarem acesso à habitação. Este montante foi transferido dos cofres do Estado no âmbito do programa 1.º Direito.
Deste montante, 36,9 milhões de euros tiveram como destino 36 municípios a título de adiantamento, segundo revelou fonte oficial do ministério da Habitação, liderado por Marina Gonçalves, ao ECO.
Tal como explica a publicação, as entidades que se candidataram ao 1.º Direito, desde maio, passaram a poder receber um adiantamento de 25% do investimento previsto, tal como já acontece com os restantes beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Lisboa, por exemplo, não está incluída nesta lista de 36 municípios, uma vez que ainda não submeteu nenhum pedido de adiantamento. A autarquia encontra-se a “aguardar a aprovação por parte do IHRU de 20 candidaturas submetidas referentes a 677 habitações”, segundo adiantou fonte oficial da câmara ao jornal.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta