Muitas opções de aquecimento, por serem pouco eficientes, não são amigas da fatura da eletricidade. Eis o que deves saber.
Comentários: 0
aquecimento
GTRES

Manter a casa aquecida no inverno pode ser um grande desafio. Ainda mais em Portugal, onde a pobreza energética é uma realidade e a maioria das casas ainda não está preparada para ser energeticamente eficiente. Muito já se tem feito nesta área, mas ainda há um longo caminho a percorrer. A pensar no imediato, e no que podes fazer para não passar frio em casa, deixamos-te algumas dicas sobre as melhores opções de aquecimento e as suas contrapartidas. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Durante o inverno passamos muito frio em casa. Embora a casa nem seja muito antiga, é muito difícil de aquecer e a fatura da eletricidade cresce muitíssimo nos meses desta estação. Que sugestões e conselhos me podem dar?

A Deco, através da plataforma EVA (Energy Virtual Assistance) pode dar-te informação, formação e assistência virtual sobre como utilizar a energia de forma mais eficiente, reduzir o seu consumo e, consequentemente, as contas de energia.

O mercado de equipamentos para o aquecimento do ambiente e de águas sanitárias tem evoluído muito ao longo dos últimos anos e são várias as soluções disponíveis. No entanto, os aquecedores portáteis, como os termoventiladores, convectores, emissores e radiadores a óleo, ainda são as soluções de aquecimento para a casa mais procuradas pelos consumidores portugueses, especialmente por serem as mais baratas.

Na verdade, estas soluções, por serem pouco eficientes, não são amigas da fatura da eletricidade, nem do planeta. As contas são elevadas e a sua utilização contínua, provoca emissões de CO2 muito significativas. Neste sentido, devem ser usados pontualmente, como fontes secundárias de aquecimento.

Se ainda assim optares por este tipo de solução de aquecimento, tem em conta a eficiência destes aparelhos (enumerados do mais eficiente para o menos):

  • Termoventiladores > Convectores > Emissores > Radiadores a óleo.

Existem, no nosso mercado, opções energeticamente eficientes, que representam um custo inicial elevado, mas que serão compensadoras em vantagens reias, como a poupança de energia, a redução das emissões de CO2 e a poupança na fatura de eletricidade.

O nosso conselho é o de entrar sempre em contacto com um profissional para te apoiar na escolha e instalação do seu sistema de aquecimento, com o objetivo de conseguir fazer o melhor investimento possível.

Poderás participar nos Cursos e Comunidade EVA:

  • Academia EVA, cursos de energia que te permitirão aprofundar os conhecimentos de forma autónoma, simples e interativa e fazer de ti um consumidor de energia mais eficiente e sustentável. 
  • Comunidade EVA, uma Comunidade com Energia para falar com especialistas e outros consumidores, partilhar experiências úteis, trocar ideias ou perguntar e esclarecer dúvidas sobre a energia.

Informa-te connosco

*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta