
As burlas com empreiteiros estão a aumentar e os proprietários e/ou senhorios devem ser prudentes e cautelosos na contratação de obras. O alerta é dado pelo presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, adiantando que “as queixas são diárias”. Em causa está um problema que atinge sobretudo as áreas metropolitanas das duas principais cidades do país, Lisboa e do Porto.
“Temos casos de queixas contra empreiteiros que recebem o sinal e nem sequer começam as obras e, noutros casos, de empresas que abandonam simplesmente as obras porque já gastaram o dinheiro”, revelou o responsável, citado pelo Correio da Manhã.
O presidente da ANP disse estar muito preocupado com “a situação difícil em que ficam muitos proprietários” e contou que o aumento das queixas está relacionado com a maior necessidade de intervenções nos edifícios, devido ao mau tempo: “São precisas obras sobretudo o exterior dos edifícios, nomeadamente nas coberturas, embora em alguns casos também no interior das habitações”.
Recentemente, em entrevista ao idealista/news, Francisco Sottomayor, CEO da Norfin, alertou para o facto de Portugal ter perdido nos últimos anos “boa parte da capacidade de produção” que tinha: “Fomos perdendo durante as várias crises, e neste momento mesmo que haja muito capital disponível não há engenheiros, técnicos, máquinas, gruas… suficientes para tudo. Isto é particularmente preocupante, porque quer dizer que o problema não se vai resolver rapidamente. E é mais preocupante ainda na medida em que se o Estado retomar a obra pública, que esteve parada muito tempo, vai consumir uma parte dessa capacidade, o que vai agravar o problema. O Estado tem muitos projetos que não são do segmento residencial”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta