
Portugal está mergulhado numa crise habitacional, com os preços das casas, quer para comprar quer para arrendar, a manterem-se altos. Aumentar a oferta é a solução apontada por muitos players do setor imobiliário, havendo, no entanto, vários desafios a superar pelo caminho. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística confirmam, no caso do arrendamento, que o valor cobrado pelos senhorios aos inquilinos tem disparado, tendo as rendas das casas aumentado, em janeiro, 5,9% por metro quadrado (m2) em termos homólogos.
“A variação homóloga das rendas de habitação por m2 foi 5,9% em janeiro de 2024 (5,1% no mês anterior). Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo o Norte e Lisboa registado o aumento mais intenso (6,1%)”, conclui o INE.
Segundo o gabinete nacional de estatística, em termos mensais, o valor médio das rendas de habitação por m2 registou, em janeiro, uma variação de 1,4% (0,3% no mês anterior).
“As regiões com a variação mensal positiva mais elevada foram o Norte e o Algarve (1,5%), não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação”, lê-se na nota.
Comprar ou arrendar casa: qual é a melhor opção em 2024?
Neste artigo, no qual auscultámos vários especialistas, tentámos perceber qual é a melhor opção este ano, comprar ou arrendar casa?
“Não há uma resposta certa ou errada dependendo das especificidades de cada família. A decisão de comprar ou arrendar casa é não apenas fruto de circunstâncias financeiras, mas também de preferências pessoais, condições económicas, logística familiar ou mobilidade laboral”, diz Patrícia Barão, Head of Residential na JLL.
“[A compra de casa vai continuar a ter] maior relevância em detrimento de arrendar, [uma] tendência que se tem reforçado com a crescente onerosidade das rendas em Portugal, que contribui para que muitos já tenham optado e continuem a optar pela aquisição de um imóvel”, acrescenta César de Brito, gerente da De Brito Properties.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta