Foram constituídas 663 empresas de construção em janeiro de 2024, o setor que teve o maior crescimento homólogo (6,1%).
Comentários: 0
Constituição de empresas de construção
Getty images

Foram criadas 4.929 empresas em Portugal em janeiro, menos 8,3% que no mesmo mês do ano passado, o ano em que foram criadas mais empresas desde que há registo. Destaque para as novas empresas de construção (663), o setor que teve o maior crescimento homólogo (6,1%), que se verifica sobretudo nas regiões Norte e Centro. Em causa estão dados divulgados recentemente pela Informa D&B. 

Em sentido inverso encontram-se as empresas relacionadas com o setor das atividades imobiliárias, tendo sido constituídas “apenas” 407 em janeiro, menos 6% que no período homólogo.

“Em janeiro, o mês que historicamente concentra o maior número de constituições, o recuo neste indicador foi transversal a quase todos os setores de atividade. O setor dos transportes, que registou crescimentos muito expressivos em 2022 e 2023, recuou 23% (-141 constituições), enquanto os serviços empresariais, o setor com maior número de constituições, desce 15% (-143 constituições)”, refere a empresa em comunicado.  

Abertura de empresas em Portugal por setor
Informa D&B

“Construção e alojamento e restauração foram os únicos setores com aumentos na criação de empresas em janeiro, face ao período homólogo. A construção tem o maior aumento (6,1%), que se verifica sobretudo nas regiões Norte e Centro”, lê-se na nota. 

No que diz respeito aos processos de insolvência, registaram-se 210 no primeiro mês do ano, mais 19% (+33 processos de insolvência) que em janeiro de 2023, mantendo-se a tendência de subida que se verificou no último ano. 

“Mais de metade dos setores de atividade viram crescer as insolvências, com destaque para as indústrias (+29 processos de insolvência; +81%), onde este aumento se deve sobretudo à Indústria Têxtil e Moda”, conclui a Informa D&B.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta