
A Quinta do Morgadinho em Vilamoura vai ter uma nova vida em breve. Foi no final do ano passado que a Bondstone, gestora portuguesa de fundos, decidiu comprar esta propriedade algarvia de 68 hectares, tendo em vista a construção de um empreendimento residencial que lhe custará mais de 100 milhões de euros. E, agora, já se sabe quem vai dar forma e vida a estas novas habitações: foi o projeto de arquitetura da espanhola Batlleiroig o vencedor do concurso, prometendo fundir a natureza envolvente com casas sustentáveis.
Após a celebração do Contrato-Promessa Compra e Venda (CPCV) da Quinta do Morgadinho, em 2023, a Bondstone tem vindo a trabalhar no projeto de arquitetura daquele que será o seu novo empreendimento residencial localizado em Vilamoura, no Algarve, começa por explicar em comunicado enviado às redações.
Foi neste contexto, que foram convidados três gabinetes de arquitetura para participar num concurso de ideias promovido pela gestora portuguesa: o Gensler, Studio MK27 e Batlleiroig. Depois de seis meses a trabalhar nos projetos para a Quinta do Morgadinho (assentes na sustentabilidade, bem-estar e design contemporâneo), a Bondstone decidiu que será o projeto de arquitetura desenhado pela Batlleiroig que vai dar forma e vida a este novo empreendimento residencial.
"Neste jardim infinito, a natureza irá fundir-se com as casas de design único e sustentável, promovendo o bem-estar dos futuros residentes", diz Albert Gil Margalef, CEO da Batlleiroig
“Todas as propostas apresentadas eram bastante atrativas, e em linha com o que ambicionávamos, mas o projeto desenvolvido pela Batlleiroig foi o que se destacou pela inovação que trará ao mercado, o respeito pelo ambiente, e pela apresentação de soluções que irão contribuir para a preservação dos recursos naturais durante todas as fases do projeto, e posteriormente, na sua vivência”, explica Frederico Pedro Nunes, chief operating officer da Bondstone, citado no documento.
Em concreto, o projeto de arquitetura desenvolvido pela Batlleiroig destaca-se pela preservação do terreno, aproveitamento de águas, reflorestação, gestão de consumo e produção de energia, além de prever o uso de materiais e soluções construtivas sustentáveis. Este projeto para o empreendimento residencial que vai nascer no Algarve será apresentado no próximo dia 2 de maio no Salão Imobiliário de Lisboa (SIL).
“Vemos o futuro da Quinta do Morgadinho como um jardim infinito que resulta numa sequência de espaços naturais de grande beleza que potenciam as condições naturais do local”, começa por explicar Albert Gil Margalef, CEO do gabinete de arquitetura espanhol Batlleiroig. E acrescenta ainda que “neste jardim infinito, a natureza irá fundir-se com as casas de design único e sustentável, promovendo o bem-estar dos futuros residentes, e um estilo de vida que tira partido da comunidade sem descurar a privacidade...".
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta