Painéis fonoabsorventes ou uma barreiras sonoras podem ser uma boa solução para ti e nem terás de gastar muito dinheiro.
Comentários: 0
Isolamento acústico: descobre como fazer e de forma económica
Pixabay

Por vezes o barulho dos vizinhos ou da rua pode ser incomodativo. Ou até mesmo o receio de querer evitar incomodar com barulho que possas fazer quando estás com os teus amigos e familiares no teu apartamento.

Gostavas de saber como podes isolar acusticamente uma sala ou como insonorizar uma parede vizinha? Painéis fonoabsorventes ou umas barreiras sonoras podem ser uma boa solução para ti. Descobre como podes insonorizar a tua casa sem teres de gastar muito dinheiro.

Isolamento acústico: como podes criar o teu?

Se tens espaço suficiente, tens jeito no que toca ao tema bricolage, então é possível que consigas isolar acusticamente uma casa ou um quarto de forma autónoma e económica. Contudo, se não tens as habilidades mínimas com as ferramentas, se calhar é melhor confiares nas mãos experientes de um profissional.

Para criares o teu próprio isolamento acústico não precisas de exceder o teu orçamento. Com um pouco de cuidado, consegues obter ótimos resultados e sem teres de gastar muito dinheiro. O mais importante, quando se faz tudo sozinho, é prestar muita atenção à escolha dos materiais:

  • Pavimento flutuante: basicamente, é um piso adicional que não está em contacto com o chão inferior. Este piso duplo é capaz de reduzir todos os sons e elimina as vibrações.
  • Painéis acústicos piramidais: são painéis que são muito comuns principalmente em estúdios de gravação. Têm formas de pirâmide na superfície para refletir as ondas sonoras e ajudam a regular a propagação acústica do som.
  • Painéis ou rolos de lã de rocha: Estes são utilizados muitas vezes em paredes duplas, devido à grande capacidade que os painéis ou rolos de lã de rocha de isolamento. No entanto, é necessário teres experiência e habilidade para manuseares a lã de vidro, caso contrário, há o risco de te magoares.
  • Placas insonorizantes: são panéis que podem ser adquiridos diretamente com o fabricante, mas é melhor consultares um técnico e fazeres uma análise aprofundada da acústica do local a isolar.
Isolamento acústico nas paredes e teto
Unsplash

Isolamento acústico nas paredes e teto

Caso os barulhos venham de cima e queres isolar acusticamente o teto, deverás acrescentar um teto adicional para isolar o original. Porém, o método mais rápido poderá passar por instalar painéis de absorção de som, que podem amortecer o ruído de impacto e as vibrações.

Em relação às paredes da casa, basta aplicares painéis de isolamento acústico na parede adjacente à divisão de onde vêm os sons. Existem lojas que vendem painéis pré-definidos, ou seja, produtos com gesso num lado e material fonoabsorvente no outro. É importante saber como cortar os painéis para que estes tenham a medida certa e sejam perfeitamente posicionados.

Isolamento acústico: como criar o teu próprio isolamento acústico?
Pexels

Como insonorizar uma sala com pouco dinheiro?

No entanto, com pequenas precauções podes evitar intervenções estruturais, no processo de isolamento. Uma dica para isolar acusticamente uma sala, sem gastares muito dinheiro, é focares-te em vedantes de portas e janelas que vão ajudar a proteger contra ruídos externos. Se desejas realizar um trabalho mais completo, há sempre a opção de substituíres os antigos caixilhos por janelas e portas isolantes.

Qual o melhor material para o isolamento acústico?

Entre os materiais mais utilizados, e também eficazes, para isolar acusticamente uma casa estão o chumbo e a borracha, ambos com uma alta densidade. No entanto, apenas a borracha, tanto à base de polímeros naturais como sintéticos, é ainda utilizada para fins de insonorização.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta