A origem de uma estação de serviço com a forma de um bule de chá gigante que surpreende todos.
Comentários: 0
casas originais
Créditos: Wikimedia commons

A estação de serviço Teapot Dome é uma estação de serviço com a forma de um bule gigante situada no Estado de Washington. A sua arquitetura invulgar, expressão de uma criatividade diferente, foi concebida para atrair a atenção dos viajantes que passam pela estrada e tornar-se uma espécie de atração turística peculiar. Mudada de local várias vezes ao longo dos anos e nascida de um escândalo político, a estação de serviço Teapot Dome é atualmente uma parte preciosa da cultura americana.

A peculiar "archi-thè-tture"

A estação de serviço Teapot Dome é uma interessante atração turística localizada em Zillah, no estado de Washington. Originalmente construída em 1922, esta estação de serviço é famosa pela sua arquitetura caraterística em forma de bule, o que a torna um ícone fascinante ao longo da estrada 12 dos EUA.

A sua construção foi também diretamente inspirada no período histórico-cultural em que a forma invulgar dos edifícios era frequentemente utilizada para atrair a atenção dos viajantes ao longo das principais estradas dos Estados Unidos e, de facto, não é a única estação de serviço que é nada menos que extravagante. O bule gigante foi concebido para servir simultaneamente de estação de serviço e de loja de recordações. A estação de serviço Teapot Dome é um dos exemplos remanescentes desta forma excêntrica de arquitetura e tem sido um local turístico no Registo Histórico Nacional dos EUA desde 1985.

casas de arquiteto
Créditos: Wikimedia commons

O escândalo político por detrás da história do bule de chá

Um escândalo governamental esconde-se por detrás da construção do posto de abastecimento com pouco mais de 3 metros de altura. O desastre da reserva petrolífera de Teapot Dome começou durante a administração do Presidente Warren Harding.

O escândalo de Teapot Dome envolveu a concessão de direitos de extração de petróleo em terras públicas, nomeadamente na Reserva Naval de Teapot Dome, no Wyoming, e nas reservas petrolíferas de Elk Hills, na Califórnia. Estas concessões foram feitas sem concurso público e foram objeto de corrupção governamental. Aparentemente, o Secretário do Interior Albert B. Fall aceitou subornos de empresas petrolíferas em troca do direito de explorar as reservas.

Em 1922, Jack Ainsworth criou o memorial dedicado ao escândalo em Zillah. A estação de serviço Teapot Dome, situada a cerca de 24 quilómetros a sudeste de Yakima, na cidade de Zillah, na saída 52, continua a ser uma das poucas recordações tangíveis e atuais do escândalo de há 100 anos.

casas de sonho
Créditos: Wikimedia commons

Porque é que a Teapot Dome em Zillah está na lista de locais em risco

A estação de serviço Teapot Dome estava originalmente localizada na autoestrada 410, entre Zillah e Granger. Foi construída à mão por Jack Ainsworth em 1922, inspirada no escândalo da Teapot Dome da administração Harding. O Teapot Dome situava-se originalmente junto à Old Dalton Trading Co. General Country Store, uma loja construída pelo pai de Jack Ainsworth em 1902. Em 1928, o Sr. e a Sra. A.J. Thomas compraram a Teapot e exploraram a estação juntamente com a loja vizinha.

Em 1978, a construção da Interstate-82 obrigou à remoção do edifício da sua localização original. Cinco dias antes da mudança planeada, o Teapot foi, por azar, atingido por um carro e sofreu danos estruturais. O edifício teve, portanto, de ser reconstruído, o que não foi tarefa fácil, uma vez que foi totalmente construído à mão. Felizmente, o edifício foi restaurado e depois transferido, com a ajuda do Departamento de Transportes do Estado, cerca de 2 quilómetros para a sua localização na Yakima Valley Highway 14691.

O bule tornou-se um ícone de Zillah devido às suas raízes históricas e à sua longevidade. Em 2007, o bule foi colocado na "Lista de Locais em Risco", uma lista que destaca as estruturas arquitectónicas que devem ser preservadas, não só do desgaste do tempo, mas também de possíveis actos de vandalismo.

O muito apreciado edifício do bule foi transferido para o Teapot Dome Memorial Park em 2012. Para a ocasião, foi completamente restaurado e serve agora como centro de visitantes/destino turístico, cujas informações históricas estão disponíveis no sítio Web oficial. O sítio turístico alberga igualmente o memorial dos bombeiros mortos e o memorial dos veteranos de Zillah.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta