
Estás cansado da agitação urbana? Sonhas com um refúgio onde possas ser abraçado pela tranquilidade e acordar ao som dos passarinhos? Existem inúmeras oportunidades para viver fora dos grandes centros.
Como tal, reunimos algumas casas rústicas à venda no nosso país aos preços mais acessíveis. Queremos que conheças muito bem quais os benefícios destas opções que tanto sucesso têm feito entre as famílias à procura de melhores condições de vida.
Casas rústicas: o que esperar?
Uma casa rústica distingue-se dos apartamentos e das casas localizadas em grandes cidades por serem ambientes acolhedores, cheios de carisma e onde cada detalhe reflete o sossego do lugar onde se encontram.

Além disso, a maioria das casas rústicas são construídas à base de madeira, complementadas depois com toques de pedra, tijolos e elementos que contam várias histórias do passado. Apesar de tudo isso, a luz natural abundante, a presença de plantas no exterior e interior e a simplicidade conferem às casas rústicas um toque atemporal. Terás o cenário perfeito para desacelerar e apreciar os pequenos prazeres da vida.
Quais são as vantagens de viver fora das cidades?
Morar longe do centro urbano traz mais qualidade de vida. No caso de teres crianças pequenas, terão imediatamente mais espaço para as brincadeiras e oportunidade de crescerem longe da poluição visual e sonora comum nas cidades.
Já os mais velhos, podem desfrutar de conversas tranquilas com a vizinhança. Quanto a quem trabalha remotamente terá o conforto necessário para se concentrar. Mas existem ainda mais vantagens de viver fora dos grandes centros:
- Segurança e tranquilidade: podes aproveitar a tranquilidade das freguesias mais acolhedoras de Portugal, onde todos os vizinhos se conhecem e se ajudam constantemente;
- Mais espaço para viver: diz adeus aos apartamentos apertados e aproveita as casas rústicas com quintais floridos, onde também poderás cultivar frutas e legumes que tanto gostas nos teus pratos. Com mais espaço em casa poderás iniciar outros hobbies, por exemplo, exercício físico ao ar livre, meditação e ioga no jardim;
- Privacidade: aproveita a tua casa sem te sentires vigiado, como acontece nos apartamentos das grandes cidades. Nas zonas mais tranquilas, existem casas rústicas com um elevado nível de privacidade, que tanto necessitas para viver em paz e harmonia;
- Preços mais simpáticos: longe da procura desmedida por casa que se nota atualmente nas cidades, fora dos grandes centros e aldeias encontras casas rústicas com preços mais convidativos. Quer isto dizer que conseguirás fazer uma gestão financeira mais equilibrada e investir numa casa com um preço justo.
Viver longe dos grandes centros na época alta

Viver longe dos grandes centros na temporada alta é uma oportunidade para evitar as multidões de turistas que começam a visitar as cidades durante as férias. Caso estejas numa casa rústica na periferia ou até em aldeias, temos a certeza que o trânsito deixará de ser uma preocupação diária. Nota que irás também:
- Poupar dinheiro nas férias: as áreas periféricas oferecem uma ampla gama de atividades ao ar livre, como trilhas, passeios de bicicleta, observação da vida selvagem e até piscinas fluviais. Portanto, vais poupar porque poderás passar férias na tua zona de residência, sem gastar dinheiro com transporte e combustível;
- Ganhar qualidade de vida: isto significa que vives rodeado pela natureza, e que os serviços disponíveis podem ter custos mais baixos do que nas cidades, sobretudo durante a temporada alta, quando os preços tendem a aumentar em destinos turísticos. As despesas com alimentação, por exemplo, serão baixas;
- Viver a vida ao teu próprio ritmo: nas cidades tudo parece ser mais acelerado e ninguém tem tempo para nada. Em contraste, viver longe dos grandes centros permite um estilo de vida mais tranquilo e sem pressas, onde podes definir o teu próprio tempo;
- Encontrar novas oportunidades de emprego: quem disse que viver fora dos grandes centros torna-se mais difícil encontrar emprego? Poderás encontrar empregos que façam a diferença e que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local.
Encontra casas rústicas fora dos centros urbanos
- Quinta do Anjo
- Setúbal
- Grândola
- Nossa Senhora da Vila
- Azeitão
- Santiago do Cacém
- Sintra
- São João das Lampas e Terrugem
- Palmela
- São Teotónio
- Silves
- Cercal
- Moncarapacho e Fuseta
- Poceirão e Marateca
- Vila Nova de São Bento
- Redondo
- Bensafrim e Barão de São João
- Melides
- Reguengos de Monsaraz
- Aljezur
- São Bartolomeu de Messines
- Ferreira do Alentejo e Canhestros
- São Brás de Alportel
- Serpa
- Castelo Branco
- Bacelo e Senhora da Saúde
- Santa Bárbara de Nexe
- Assunção
- Sé e São Lourenço
- Monsaraz
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta