
Nos últimos anos temos verificado um novo padrão no mercado imobiliário de nova construção: a procura por casas novas com, pelo menos, duas casas de banho.
Esta crescente procura surge por parte de diferentes tipos de compradores e pode explicar-se por diversos motivos. Seja por famílias grandes ou pelo facto de a vida moderna exigir, cada vez mais, eficiência e melhor aproveitamento do tempo, o que é certo é que as casas de nova construção estão a ir ao encontro das necessidades atuais e, grande parte delas, que estão à venda incluem já um mínimo de duas casas de banho.
Neste artigo vamos explorar o perfil de comprador deste tipo de residências, assim como as suas vantagens e outros aspetos que consideramos importantes que saibas se estás à procura de uma nova casa.
Quem procura este tipo de casas? Perfil analisado à lupa
Podemos dizer que não há um perfil específico de quem procura comprar casa com, pelo menos, duas casas de banho, mas sim vários perfis, de diferentes tipos de compradores.
Famílias numerosas

Numa família grande, com muitas crianças e/ou jovens, importa evitar ao máximo as filas para as casas de banho, sobretudo em dias de trabalho e escola. Com a correria das manhãs, em que é preciso tomar banho, secar cabelos, fazer a barba, entre tantos outros afazeres, é muito importante ter duas ou mais casas de banho para que, como diz a expressão popular, se “divida o mal pelas aldeias”.
Com apenas uma casa de banho numa habitação em que reside uma família numerosa, fica muito difícil gerir o tempo, especialmente quando vários elementos da família têm horários muito semelhantes.
Famílias que privilegiam privacidade e conveniência
Mesmo quem ainda não tem filhos ou tem apenas um, é comum procurar também comprar uma casa nova com duas ou mais casas de banho. Os motivos são simples: privacidade e conveniência.
É indiscutível o facto de que ao teres uma casa de banho para apenas teu uso garantes muito mais privacidade. Além disso, é muito mais conveniente e prático tu poderes tomar banho e te arranjares num espaço e o teu companheiro ou companheira ter um outro espaço para fazer as mesmas coisas ao mesmo tempo sem um necessitar de esperar pelo outro.
Quem tem sempre a casa cheia de convidados

Se és daquelas pessoas que não perde um fim de semana ou feriado para fazer uma almoçarada ou jantarada em casa com familiares e amigos, então, indiscutivelmente, um lar com apenas uma casa de banho não é o adequado.
Ao teres duas ou mais divisões desse tipo em casa, vais garantir mais privacidade e higiene na tua casa de banho privada, assim como mais praticidade entre os teus convidados.
Comprador com visão de investidor
Um outro perfil interessante é o "comprador-investidor". Este tipo de comprador está sempre com um olho no futuro e outro na rentabilidade. Não estás a entender? Vamos explicar melhor.
Por um lado, é certo que, quanto mais divisões uma casa tiver, maior é o seu valor de revenda. Por outro, além disso, ao teres mais de uma casa de banho poderás futuramente optar por colocar um dos quartos a arrendar e, enquanto fazes um dinheiro extra com essa renda, estás também a garantir que tanto tu como o teu inquilino tenham a sua própria casa de banho e, consequentemente, a sua privacidade.
Benefícios de ter múltiplas casas de banho num lar

De modo geral, as vantagens de comprar uma habitação com, pelo menos, duas casas de banho, prendem-se com os motivos que levam ao perfil de compradores que referimos acima.
- Funcionalidade: duas ou mais casas de banho numa habitação evita filas e tempos de espera, permitindo uma rotina mais fluida.
- Mais privacidade e conforto: o facto de cada elemento da família ter este seu próprio espaço íntimo, ou o casal ter a sua casa de banho na suite e deixar uma casa de banho de serviço para hóspedes e convidados, garante mais privacidade aos moradores.
- Valorização do imóvel: residências com mais de uma casa de banho são, por norma, muito mais atrativas no mercado imobiliário, o que será um grande benefício no futuro quando quiseres vender a tua casa.
Impacto na qualidade de vida, saúde e bem-estar
Viver num imóvel com duas ou mais casas de banho impacta positivamente a vida e saúde de todos os moradores. Vamos perceber como.
Mais limpeza e melhor higiene pessoal
Havendo mais de uma casa de banho num lar, estas divisões não se sujam tão rapidamente e permite que cada membro da família tenha acesso a um espaço mais limpo e, consequentemente, faça uma melhor higiene pessoal.
Limitação da propagação de bactérias
Em consequência do referido acima, espaços mais limpos reduzem, significativamente, a propagação de bactérias e germes, prejudiciais à saúde e bem-estar dos habitantes. Se tiveres duas ou mais casas de banho no teu lar, podes determinar que uma ou mais sejam destinadas apenas a elementos familiares e uma outra seja mais geral, para convidados, salvaguardando a higiene dos moradores.
Redução de conflitos
O facto de estas casas terem mais funcionalidade e flexibilidade, diminuindo tempos de espera para utilização da casa de banho, tem automaticamente um impacto positivo na mente dos habitantes, pois evita conflitos e diminui o stress de um dia a dia agitado.
Prevenção do aparecimento de bolor
Ao teres mais de uma casa de banho será mais fácil garantires uma limpeza eficiente de cada uma delas e, assim, prevines a propagação de humidade e o aparecimento de bolor e mofo, algo que afeta a saúde dos moradores, sobretudo aqueles que já têm problemas respiratórios.
Diferentes estilos de decoração

Para os apaixonados da decoração, ter diversas casas de banho em casa possibilita explorar diferentes estilos. Permite-nos que te deixemos algumas ideias:
- Clássica: uma casa de banho clássica pode incluir elementos vintage, móveis em madeira mais escura e azulejos, ideal para os adeptos de ambientes mais tradicionais.
- Moderna: podes fazer o contraste e ter uma casa de banho mais clássica e outra mais moderna, permitindo uma autêntica viagem no tempo dentro da própria casa. Neste estilo mais moderno são usados materiais contemporâneos como aço inoxidável e vidro, por exemplo, assim como mármores e acabamentos brilhantes.
- Minimalista: neste estilo o design é muito simples, com cores neutras, linhas direitas e poucos elementos decorativos.
- Rústico: se o objetivo é criares um estilo campestre, podes optar por elementos em pedras naturais e em madeira e tons de terra.
Escolhe aqui a tua futura casa nova
- Santa Marinha e São Pedro da Afurada
- Canidelo
- Lagos
- Paranhos
- São Martinho
- Portimão
- Cascais e Estoril
- Quarteira
- Faro
- Ramalde
- Cedofeita
- Campanhã
- Estrela
- Algés
- Matosinhos e Leça da Palmeira
- Montijo e Afonsoeiro
- Areeiro
- Avenidas Novas
- Bonfim
- Carcavelos e Parede
- Quelfes
- Alvalade
- Santo António dos Cavaleiros e Frielas
- Mafamude e Vilar do Paraíso
- Glória e Vera Cruz
- Carnaxide e Queijas
- Conceição e Cabanas de Tavira
- Olhão
- Lumiar
- Laranjeiro e Feijó
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta