Comprar casa num rés do chão é uma decisão que, normalmente, levanta algumas questões. Temas como segurança e privacidade são, normalmente, as principais dúvidas que, por vezes, colocam alguns entraves à compra deste tipo de habitações.
No entanto, estamos aqui para te mostrar exatamente o contrário e provar que há muitos mais benefícios do que desvantagens em comprar um apartamento neste piso. Esperemos que este artigo te ajude a tomar uma decisão.
Vantagens de viver num rés do chão
Como vais ver em seguida, há muitos pontos positivos nestes apartamentos. Prepara-te para descobri-los.
Acesso ao exterior rápido e fácil
Morar nestes pisos permite um acesso mais fácil e muito mais rápido às áreas exteriores, uma vez que não precisas de passar pelo inconveniente das escadas ou pela espera pelos elevadores para chegares à rua e também, por outro lado, chegares a casa.
Facilidade e conveniência nas mudanças
Ao escolheres comprar um apartamento em rés do chão estás a garantir que o teu processo de mudança de casa seja muito mais facilitado, uma vez que não estão envolvidas escadas nem elevadores, o transporte de móveis e outros objetos é muito mais fácil.
Evacuação rápida e segura
Em caso de emergência, a evacuação num apartamento de piso térreo é muito mais facilitada, rápida e também segura, pois a proximidade com a saída do prédio facilita todo o processo. A maior rapidez de evacuação também minimiza a exposição dos moradores a fumos e outras ameaças.
Facilidade de carregar compras
Aqui entra novamente o fator escadas. Claro que num prédio com elevador o transporte de sacos de compras também é facilitado, no entanto, nos edifícios que não têm este equipamento é necessário enfrentar uns quantos degraus pela frente, algo que não é nada atrativo com pesos nas mãos. Ao viveres num rés do chão, esse problema é eliminado. Além disso, podes ainda aproveitar a ajuda de um familiar e, enquanto um está na rua e o outro em casa, fazerem o transporte das compras através de uma janela. Achas boa ideia?
Maior atratividade de preços
Não precisas fazer um estudo de mercado muito aprofundado para perceberes que os apartamentos nestes pisos são, por norma, mais baratos que os de pisos superiores. Isto pode explicar-se por alguns pontos menos positivos como privacidade, ruído, sensação de insegurança, etc.
No entanto, todos estes pontos são facilmente ultrapassados e ficam praticamente esquecidos se tivermos em conta todos os outros benefícios que já mencionámos. E se adicionarmos a esses benefícios o facto de o seu valor de compra ser inferior, um rés do chão fica, sem dúvida, muito atrativo.
Terraços e pátios: o maior fator diferencial
Talvez a maior vantagem de morar num apartamento térreo seja mesmo o facto de, muitos deles, possuírem áreas exteriores como terraços, pátios ou jardins privativos. Este acesso ao exterior funciona como um transporte da natureza para dentro de casa, oferecendo-te um estilo de vida mais agradável.
Aproveitamento do espaço
Ao teres um espaço exterior no teu apartamento podes usufruir destes lugares para uma série de atividades.
- Zona de refeições ao ar livre: almoços e jantaradas em família e amigos nos dias agradáveis de primavera e nas noites quentes de verão vão ser uma constante. Em vez de ficarem “encafuados” dentro de quatro paredes ou irem comer num restaurante com pouca privacidade e muito ruído, aproveita e traz os teus convidados até ao teu terraço, jardim ou pátio e façam um programa mais intimista.
- Cria uma “petzone”: se tens animais de estimação, especialmente cães, eles vão adorar ter um espaço exterior onde podem correr e brincar mais à vontade, aproveitar o sol e, até mesmo, fazer as suas necessidades quando, por algum motivo, não os puderes levar aos seus passeios diários na rua.
- Jardinagem: esta é a dica ideal para os amantes de flores e plantas. Num terraço ou jardim podes colocar em prática esta tua paixão. E porque não fazer também uma pequena horta e plantar algumas sementes e árvores de frutos? Pensa nisso.
- Zona de relaxamento: coloca umas espreguiçadeiras, umas cadeiras em baloiço ou uma cama de rede e aproveita o sossego do teu pequeno espaço exterior privativo.
Dicas de mobiliário e decoração
Se o terraço ou pátio do teu apartamento em rés do chão não é muito grande, segue estes conselhos para maximizares o espaço.
- Móveis funcionais: opta por mobiliário dobrável, como mesas e cadeiras, que possam ser facilmente guardadas e que não ocupem muito espaço.
- Iluminação inteligente: utiliza lanternas decorativas, luzes nas paredes, holofotes LED ou correntes de luzes para iluminar bem o espaço, dando uma ideia de maior amplitude.
- Pérgolas ou toldos: instalar um pérgola ou um toldo vai-te proteger dos raios solares em excesso e, além disso, vai dar-te mais privacidade.
- Jardim vertical: se o teu terraço ou pátio tem poucos metros quadrados, optar por umas prateleiras onde colocar as plantas ou, até mesmo, treliças. Um jardim vertical é sempre muito agradável visualmente e ainda economiza espaço.
Acessibilidade e conforto
Um apartamento novo num rés do chão é particularmente adequado para famílias onde existem idosos. As dificuldades de locomoção dos mais velhos e também de pessoas com alguma deficiência motora levam estas pessoas, normalmente, a optar por estes pisos térreos.
Além destas pessoas, também jovens casais com bebés preferem viver nestas casas, uma vez que não precisam transportar carrinhos de bebés, por exemplo, por escadas ou em elevadores com pouco espaço. Também para os animais é uma excelente opção, visto que têm mais espaço para se exercitarem.
Resumidamente, comprar um apartamento novo num rés do chão é uma opção que combina conforto e acessibilidade e atende às necessidades de cada morador e de cada faixa etária.
Aqui podes encontrar o teu apartamento ideal em rés do chão
- Lagos
- Santa Marinha e São Pedro da Afurada
- Conceição e Cabanas de Tavira
- Canidelo
- Quarteira
- Portimão
- Cedofeita
- Quelfes
- São Martinho
- Paranhos
- Montijo e Afonsoeiro
- Tavira
- Estrela
- Cascais e Estoril
- Algés
- Águas Santas
- Lagoa e Carvoeiro
- Santo António dos Cavaleiros e Frielas
- Beato
- Santo António
- Mafamude e Vilar do Paraíso
- Santa Maria da Feira
- Faro
- Matosinhos
- Ramalde
- Olhão
- Arroios
- São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
- Leiria
- Real
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta