
Numa era em que os condomínios verticais dominam o mercado da habitação, sobretudo nos meios urbanos, viver numa moradia geminada de nova construção pode dizer-se que é um pequeno luxo. São casas novas com áreas generosas, linhas modernas e muitas vezes inseridas em condomínios fechados com piscina e outras comodidades que conferem uma sensação de segurança.
Estas moradias são uma opção de equilíbrio entre o conforto do lar e a proximidade da comunidade e vizinhança, privilegiando a harmonia entre privacidade e convivência. Neste contexto, prepara-te para descobrir várias moradias geminadas novas à venda e atreve-te a fazer planos de morar numa acabadinha de construir.
Um lar adequado a toda a família

Este tipo de casas são, muitas vezes, procuradas por famílias que, embora queiram ter cada uma o seu “cantinho”, não dispensam de uma proximidade forte. Por exemplo, é comum neste tipo de habitação vermos irmãos ou pais e filhos como vizinhos.
Mas não só, claro, podes até ter o sonho de viver numa moradia geminada sem nenhum familiar na vizinhança, sendo o único objetivo fugir à vida de morador de prédio e ter um pouco mais de privacidade, sem ninguém a fazer barulho por cima de ti nem teres a preocupação de fazeres barulho para os vizinhos de baixo.
No que toca ao espaço, a arquitetura e design deste tipo de casas leva em consideração a criação de áreas que respondam às necessidades de cada integrante do lar, desde divisões que são autênticos refúgios, até aos espaços compartilhados, tudo planeado para conferir o máximo de conforto e harmonia aos residentes.

Relativamente aos quartos, as novas moradias geminadas contam com layouts inteligentes que maximizam o espaço de modo a garantir áreas de descanso práticos e tranquilizantes. Já os espaços compartilhados, como as cozinhas, por exemplo, são espaçosas e funcionais e, muitas vezes, funcionam como o principal centro de convívio familiar durante a preparação das refeições.
Mas as áreas mais valorizadas numa moradia deste género são as áreas exteriores, como jardins, pátios e terraços, projetados para que as famílias desfrutem de momentos de lazer, ao mesmo tempo que apreciam a natureza.
Sentido de comunidade

Uma das grandes mais-valias de morar numa casa geminada é o senso de comunidade que vamos adquirindo ao longo do tempo. Viver numa moradia deste tipo é muito mais do que partilhar uma simples parede, é construir uma rede de relações com vizinhos que, aos poucos, se vão tornando amigos e companheiros.
A proximidade com a vizinhança facilita a interação, criando ambientes solidários e acolhedores para todos. Esta relação de companheirismo traz também uma certa tranquilidade, pois em situações de emergência é certo que teremos sempre alguém, literalmente, na porta ao lado com quem contar.
Outro aspeto muito positivo dos condomínios de moradias geminadas é o facto de os custos de manutenção serem divididos, aliviando, assim, o peso financeiro para todos.
Resumindo, morar numa moradia geminada significa ganhar uma rede de apoio bem próxima, graças às boas relações com a vizinhança.
A melhor opção tendo em conta a relação qualidade-preço
Em comparação com as moradias independentes, as moradias geminadas oferecem diversas vantagens que as tornam numa melhor opção quando o que procuras é uma casa com uma boa relação qualidade-preço. Vamos explicar-te o porquê.
Valores mais baixos
O valor de aquisição de uma moradia geminada é, na maior parte das vezes, menor do que o valor de uma moradia isolada. Embora a área de terreno não seja, por norma, tão grande, ainda assim tens generosos metros quadrados para as tuas atividades de lazer e trabalho, relaxar e descansar.
Localização privilegiada

Ao contrário da maioria das moradias independentes, que normalmente são construídas em meios mais rurais e distantes de centros urbanos, as moradias geminadas costumam localizar-se em bairros relativamente próximos de comércio e serviços, assim como de transportes públicos e estabelecimentos de ensino, o que te permite poupar imenso em grandes deslocações.
Menor trabalho de manutenção
Por terem, geralmente, menos espaço exterior, estas casas têm, consequentemente, trabalhos de manutenção mais facilitados e menos dispendiosos. Por este motivo, moradias geminadas são a melhor opção para famílias que sonham usufruir de um pequeno jardim ou pátio, mas sem muito trabalho.
Habitação “eco-friendly”

As novas moradias geminadas já adotaram modos de construção sustentáveis, utilizando materiais amigos do ambiente e sistemas de eficiência energética.
Sistemas eficientes de aquecimento
As bombas de calor são cada vez mais comuns nas novas moradias familiares. Este sistema de aquecimento extrai o calor do ar exterior para aquecer o ambiente interior, ideal para os meses frios de inverno. É uma opção sustentável e económica.
Painéis solares térmicos e de tubos de vácuo
Os painéis solares têm sido, cada vez mais, um sistema quase obrigatório nas novas construções residenciais. Estes painéis captam energia do sol e transformam-na em calor, gerando eletricidade e, também, aquecendo água.
Há ainda a opção de painéis de tubos de vácuo, que são altamente eficientes também em condições de radiação solar baixa, pois captam o calor solar e transferem-no para um fluído térmico que aquece a água, economizando significativamente energia e reduzindo as emissões de dióxido de carbono.
Encontra a tua nova moradia para uma vida feliz em família
- Fernão Ferro
- Amora
- Cascais e Estoril
- Carvalhal
- Mindelo
- Alverca do Ribatejo e Sobralinho
- Madalena
- Alcochete
- Ericeira
- Santa Marinha e São Pedro da Afurada
- Corroios
- Faro
- Almancil
- Mexilhoeira Grande
- Canidelo
- São Felix da Marinha
- Comporta
- Fundão
- Algoz e Tunes
- Miragaia e Marteleira
- Nossa Senhora de Fátima
- Castelo (Sesimbra)
- Santo António
- Lobão
- Lagoa e Carvoeiro
- Moncarapacho e Fuseta
- Oeiras e São Julião da Barra
- Árvore
- Vila Chã
- Aradas
Para poder comentar deves entrar na tua conta