
Planear uma mudança de casa pode ser uma tarefa difícil, e a escolha da empresa de mudanças certa é crucial para garantir que tudo corra sem contratempos. Avaliar a reputação, comparar orçamentos, verificar as licenças e seguros, e considerar os serviços oferecidos são passos fundamentais para tomar uma decisão informada. Explicamos tudo sobre este tema com a ajuda da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Quero contratar os serviços de uma empresa de mudanças, mas tenho receio do que possa acontecer com a minha mobília e outros objetos. O que devo fazer para escolher bem a empresa de mudanças?
Como bem referes, a Deco tem recebido relatos de consumidores que viram os seus artigos danificados e que pediram o nosso apoio para resolver esses problemas.
A lei é clara: a atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem, no âmbito nacional ou internacional, só pode ser exercida por empresas com fins comerciais e licenciadas pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). Assim, aconselhamos-te a consultar no site do IMT a lista de contactos das empresas licenciadas para escolheres de forma mais esclarecida e segura.

Deixamos-te alguns conselhos:
- Não confies em entidades não licenciadas. Aquelas que apenas promovem os seus serviços em anúncios locais (em papel de parede, por exemplo) ou que praticam serviços cujo montante é demasiado baixo face ao valor habitualmente praticado;
- Solicita diversos orçamentos (que devem ser apresentados em suporte físico, isto é, por escrito). Compara todos os orçamentos, analisa os respetivos serviços prestados e faz uma escolha acertada;
- Se o transporte não for simples ou fácil, convém que um dos técnicos da empresa se desloque a tua casa para averiguar o que vai ser realmente transportado, evitando surpresas no final;
- Confirma se a empresa tem um seguro e se o mesmo é válido (este requisito confere maior segurança caso ocorra algum dano aos bens transportados) e, em caso afirmativo, quais as exclusões e montantes cobertos;
- Solicitar o serviço de empacotamento pode implicar um ligeiro aumento do preço final, mas pode ser uma vantagem já que, em princípio, os bens serão devidamente acondicionados e transportados.
Se algum dos teus bens ficar danificado durante o transporte, podes pedir a guia de transporte, onde deverás descrever a ocorrência e reclamar o pagamento da compensação devida. Caso a empresa se recuse a resolver a situação, pede o livro de reclamações e explica o sucedido por escrito. Como a tua reclamação será avaliada pelo IMT, a empresa terá todo o interesse em resolver a questão.
Informa-te connosco.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 38 ou do email gas@deco.pt. Podes também marcar atendimento via Skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
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