Lisboa e Porto estão fora da lista das câmaras que estenderam o período de isenção.
Comentários: 0
Leiria
Creative commons

Só 20 dos 308 municípios de Portugal decidiram alargar a isenção temporária do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de três para cinco anos, para imóveis adquiridos ou reabilitados para habitação própria permanente.

Trata-se de uma medida proposta pelo PAN e incluída no pacote Mais Habitação do anterior Governo. No entanto, segundo o ECO, que avança a notícia, apenas 6,5% das autarquias estenderam o período de isenção do IMI.

Lisboa e Porto estão fora da lista, bem como a maior parte das capitais de distrito, com exceção de Leiria e Santarém. A região centro concentra o maior número de municípios que aderiram à medida que, durante o primeiro ano de vigência, revela estar a ter fraca adesão.

Recorde-se que este apoio excecional foi criado para mitigar o impacto das subidas das taxas de juro no crédito da casa e aplica-se a imóveis adquiridos ou reabilitados em 2022 ou que nesse ano estivessem já a beneficiar da isenção de três anos já prevista no Estatuto dos Benefícios Fiscais.

20 municípios alargaram isenção de IMI para 5 anos

  1. Vila Verde (Braga)
  2. Valpaços (Vila Real)
  3. Santo Tirso (Porto)
  4. Vila Nova de Foz Coa (Guarda)
  5. Paços de Ferreira (Porto)
  6. Vila Nova de Paiva (Viseu)
  7. Estarreja (Aveiro)
  8. Pombal (Leiria)
  9. Alvaiázere (Leiria)
  10. Leiria (Leiria)
  11. Rio Maior (Santarém)
  12. Santarém (Santarém)
  13. Vila Franca de Xira (Lisboa)
  14. Cascais (Lisboa)
  15. Vila Viçosa (Évora)
  16. Moita (Setúbal)
  17. Silves (Faro)
  18. Castro Marim (Faro)
  19. Portimão (Faro)
  20. Lagoa (Faro)

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta