José Manuel Martorell, CEO da Floatwing, em entrevista ao idealista/news.
Comentários: 0
Floatwing: “Las casas-barco son una solución a futuro para el problema de escasez de viviendas”
José Manuel Martorell, CEO de Floatwing Floatwing

Como será viver numa casa barco? Serão estas casas flutuantes uma alternativa a ter em conta para dar resposta à crise na habitação que se faz sentir em vários países, nomeadamente em Portugal? José Manuel Martorell, CEO da Floatwing, empresa espanhola parceira da portuguesa Gofriday que comercializa este tipo de casas – flutuantes, sustentáveis ​​e amigas do ambiente –, revela ao idealista/news algumas vantagens das mesmas. "É uma solução de presente e futuro para o problema da escassez de habitação e de espaço", assegura.

A possibilidade de comprar e viver em casas barco é um tema, de resto, sobre o qual já escrevemos em 2021, no seguimento de uma visita que fizemos a uma destas casas - estava, na altura, atracada em Caldas de Aregos, no concelho de Resende, em pleno rio Douro. 

Nesta entrevista, o CEO da Floatwing – "Tratamos de toda a logística, montagem e formação" das casas barco – refere, entre outras coisas, que a tendência de investir neste tipo de habitações "se pode espalhar por todo o mundo, uma vez que 71% da superfície terrestre está coberta de água". "Além disso, uma casa flutuante não terá o problema de haver uma inundação se o nível do mar subir", comenta.

O que é uma casa barco?

Uma casa barco é uma casa concebida para flutuar. Existem dois tipos: umas não têm motor e devem ser ancoradas num ponto fixo e outras podem mover-se na água com os próprios motores. Mas uma casa-barco é muito mais que isso. É um modo de vida. Perfeito para pessoas que querem ter novas experiências e procuram liberdade, uma vez que podes levar a casa para qualquer porto, até mesmo para a "primeira linha" da cidade.

Fale-nos um pouco sobre a Floatwing?

Já conhecia a empresa portuguesa Gofriday. Um dia disseram-me que tinham um projeto muito giro, mas que precisavam de dar mais impulso à parte da comunicação e comercial. Fui então à Póvoa de Varzim para ver as instalações da empresa e verifiquei que as casas barco que fabricavam estavam adaptadas a um tipo de procura latente deste tipo de imóveis e que podiam ter mercado. Fiquei impressionado.

Floatwing: “Las casas-barco son una solución a futuro para el problema de escasez de viviendas”
Floatwing

Investiguei e percebi que é um mercado que vai crescer, tanto pela falta de espaço e de habitação nas cidades, principalmente perto da água, como pela vontade de viver novas experiências nas férias. Assim chegámos a um acordo de colaboração, a uma parceria, uma 'joint-venture'. A junção perfeita de duas empresas com duas mentes. Eles [Gofriday], com José Maria Ferreira à cabeça, continuariam a dedicar-se à construção/fabrico. E nós, comigo à frente, trataremos de tudo o que é comunicação e marketing.

“Demoramos cerca de 30 dias a construir uma casa barco"

Quem é o cliente típico deste tipo de habitações?

Pensámos em dois públicos muito diferentes. O primeiro é o utilizador final. Qualquer pessoa, solteira ou em união de facto, que procure algo diferente e que queira levar consigo a casa caso mude de residência. Uma pessoa que gosta de viver rodeada de água, sentindo essa liberdade, mas com o conforto de um lar. E o segundo potencial cliente é qualquer empresa que queira comprar mais que uma casa flutuante para arrendar, seja um hotel, uma casa rural... Pode até ser um investidor. É um canal pensado para que estes negócios proporcionem grande rentabilidade.

Casa barco
Floatwing

O que é que as pessoas que compram uma casa deste tipo mais valorizam?

O cliente final é a mudança do estilo de vida. Os investidores apreciarão sobretudo a elevada rentabilidade. Todos valorizarão muito a sustentabilidade, uma vez que uma casa flutuante é ecológica, consome menos recursos e produz menos resíduos. E é autossuficiente, graças aos painéis solares.

Para que países são vendidas as casas barco?

Vendemos para qualquer país europeu, mas primeiro vamos apostar em força em Espanha, Portugal e Itália.

Floatwing: “Las casas-barco son una solución a futuro para el problema de escasez de viviendas”
Floatwing

São vocês que tratam do envio das casas?

Sim, montamos e enviamos as casas barco para qualquer parte da Europa. E damos também formação ao proprietário, para que possa tirar o máximo partido da mesma. Dispomos ainda de uma equipa profissional de investidores, encarregada de encontrar o ponto de ancoragem mais rentável para os futuros donos.

Sou cliente e quero comprar uma das vossas casas barco. Posso vê-las primeiro?

Teremos um 'showroom' onde os interessados ​​poderão vê-las fisicamente e lá pernoitarem, se assim o desejarem, visto que teremos uma casa flutuante na água. Desta forma, será possível sentir a experiência de flutuar.

Estas casas barco podem ficar ancoradas em qualquer porto/cais?

Sim, é uma casa flutuante que pode ser instalada em qualquer porto de água salgada ou doce, sobretudo em portos interiores, estuários, rios, canais...

As casas barco podem navegar?

Sim, no máximo até sete nós por hora. Não é um barco, mas permite passear em águas calmas.

“Uma casa barco é uma casa concebida/desenhada para flutuar”

É preciso ter alguma licença de navegação para comprar, viver ou arrendar uma casa barco?

Não, pois o habitual é que o cliente não a "movimente", apenas a utilize como alojamento. Se fores arrendar a casa barco e o cliente quiser navegar, aí sim necessitará de uma licença de navegação.

Como são as casas barco? É possível afirmar que respeitam o meio ambiente?

Temos três modelos. Um de dez metros quadrados (m2) com um quarto, um de 12 m2 e outro de 14 m2, ambos com opção de um ou dois quartos.

Na parte superior existe um terraço com cozinha e estores eléctricos, pelo que se pode escolher entre sol e sombra movendo apenas um dedo. O mesmo acontece com as janelas, carrega-se num botão e ficam translúcidas ou baços. E mais: com um ecrã tátil geres 80% da casa.

Floatwing: “Las casas-barco son una solución a futuro para el problema de escasez de viviendas”
Floatwing

As casas barco são amigas do ambiente. E a sustentabilidade aqui é regra, em que menos é mais. É incrível como o espaço está tão bem distribuído. Além disso, é autossuficiente e não polui, pois tudo tem filtros e sai purificado. Possui painéis fotovoltaicos e uma estação de tratamento de águas que permite a autossuficiência.

Porque vale a pena investir neste tipo de habitações?

Porque quando se investe numa casa flutuante está a investir-se na vida. Já temos o meio terrestre "controlado", mas a água é uma sensação nova, dormir a flutuar é uma experiência nova.

Há grande interesse pelas casas barco tanto em Espanha como nos países vizinhos, Portugal e Itália. Temos muitos quilómetros de costa. A verdade é que vejo que a tendência se pode espalhar por todo o mundo, uma vez que 71% da superfície terrestre está coberta de água. Além disso, uma casa flutuante não terá o problema de haver uma inundação se o nível do mar subir.

“Em cerca de dez dias a nossa equipa de profissionais deixa a casa barco montada e na água”

É uma solução de presente e futuro para o problema da escassez de habitação e de espaço. E mais: se precisares de te mudar, podes levar a casa para um novo porto. Isso é impossível com um imóvel "tradicional". E se no final tiveres de o vender, abre-se o leque de compradores, pois também podem transportá-lo para o porto que desejarem.

Casa barco
Floatwing

Quanto tempo demora a construir uma casa barco?

Demorámos cerca de 30 dias a construir uma casa barco. São feitas à mão, uma por uma. Inicialmente fabricaremos 20 por ano, pelo que a entrega será por ordem de encomenda. E criaremos uma lista de espera.

Como funciona o processo de compra de uma casa barco?

É simples, pois na Floatwing tratamos de toda a logística, montagem e formação. Está tudo incluído no preço. A única coisa que o cliente tem de fazer é tratar da logística com o porto onde a quer colocar.

Em cerca de dez dias a nossa equipa de profissionais deixa a casa barco montada e na água. Para os investidores, podemos incluir sem custos a procura de um espaço de arrendamento mais rentável para montarem a casa barco.

Quanto pode custar uma casa barco?

É possível comprar uma casa barco a partir de 350.000 euros.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta