No Porto existem mais 82% de casas em arrendamento e em Lisboa mais 65%, revelam dados do idealista.
Comentários: 0
Casas para arrendar em Portugal
Foto de Joao na Unsplash

A procura de casas para arrendar em Portugal continua em alta e bem superior à oferta de habitação disponível, o que tem alimentado a subida das rendas mês após mês. Mas têm-se sentido mudanças no stock de arrendamento, registando-se a chegada de mais habitações ao mercado, facto que pode estar relacionado com as recentes alterações legislativas ao nível da redução de impostos sobre os rendimentos prediais (entre outras). Embora não chegue para equilibrar a procura, a oferta de habitação para arrendar em Portugal subiu 61% no terceiro trimestre de 2024 face à estava disponível no mesmo período de 2023, revela a análise de dados do idealista.

Mais casas para arrendar na maioria das grandes cidades

Há boas notícias para quem estiver à procura de uma casa para arrendar. O stock de casas disponível para arrendamento aumentou em 16 das 20 capitais de distrito analisadas (e com amostras representativas), segundo mostram os dados do idealista, o principal Marketplace imobiliário do sul da Europa.

Em destaque está Viseu, cidade onde a oferta de casas para arrendar mais que duplicou nos últimos 12 meses. Também foi sentido um aumento expressivo do stock de habitação nos mercados de arrendamento de Viana do Castelo (82%), Porto (82%), Faro (80%), Braga (77%), Funchal (77%), Lisboa (65%), Santarém (56%), Aveiro (55%) e Évora (53%).

Com aumentos de stock de arredamento mais baixos está Coimbra (47%), Leiria (44%), Beja (41%), Castelo Branco (33%), Setúbal (14%) e Vila Real (7%).

Ainda assim, os mesmos dados revelam que houve quatro grandes cidades onde foi registado um menor número de casas para arrendar no verão de 2024 face ao anterior. É o caso de Bragança (-19%), Portalegre (-18%), Ponta Delgada (-6%) e da Guarda (-5%).

Oferta de arrendamento cresce em 16 distritos/ilhas

A oferta de habitação disponível para arrendar Portugal subiu em 16 dos 20 distritos e ilhas no último ano, com Viseu (97%), Viana do Castelo (86%) e Évora (79%) a liderar a lista.

O stock de casas para arrendar também aumentou neste período nos distritos de Braga (76%), Porto (75%), ilha da Madeira (67%), Castelo Branco (67%), Santarém (67%), Aveiro (63%), Lisboa (60%), Faro (56%), Coimbra (47%), Beja (46%), Leiria (44%), Vila Real (39%) e Setúbal (31%).

Já na Guarda o número de casas para arrendar manteve-se estável entre o verão de 2024 e o mesmo período do ano anterior, mostram ainda os dados do idealista.

Por outro lado, a oferta desceu no distrito de Bragança (-11%), na ilha de São Miguel (-2%) e em Portalegre (-2%), sendo os únicos territórios analisados onde há menos casas para arrendar.

Metodologia

Dados recolhidos e analisados pelo idealista/data, a proptech do idealista que fornece informações destinadas a um público profissional para facilitar a tomada de decisões estratégicas, tanto em Portugal, Espanha e Itália. Utiliza todos os parâmetros da base de dados do idealista em cada país, assim como outras fontes de dados públicas e privadas, para oferecer serviços de avaliação, investimento, angariação e análise de mercado.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta