Programa do Governo prevê “a garantia de Estado a crédito para construção de cooperativas com entrega de terrenos públicos”.
Comentários: 0
Cooperativas de habitação em Portugal
Freepik

A aposta em cooperativas de habitação é vista por vários players do setor imobiliário e da construção como uma das soluções a adotar com urgência de forma a aumentar a oferta de casas no mercado e, assim, dar resposta à crise na habitação na qual se encontra o país. O próprio Governo, no programa Construir Portugal, reconhece que é preciso dinamizar este segmento do imobiliário residencial. Mas estas casas tardam em sair do papel por falta de financiamento, o que está a atrasar o desenvolvimento de projetos. 

Segundo o Expresso, a linha de crédito com garantia mútua e bonificação da taxa de juro, até ao máximo de 250 milhões de euros, do programa Mais Habitação, lançado pelo anterior Governo, não teve ainda luz verde. Disso mesmo dá conta Manuel Tereso, presidente da Fenache – Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica, que reúne 31 cooperativas com atividade de promoção regular. 

O responsável revela, citado pela publicação, que já se reuniu com a atual secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, tendo-se confirmado “as piores expectativas”. Em causa está o facto da referida linha de financiamento para a construção de habitação coletiva para arrendamento, que deveria ter sido promovida e regulamentada pelo Banco Português de Fomento (BPF), em colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), não existir. “E não se prevê para quando a sua operacionalização”, lamentou.

Em declarações ao semanário, a Secretaria de Estado da Habitação confirma que as medidas em causa “não foram concretizadas na lei do Orçamento do Estado para 2024”. Mas assegura que no programa Construir Portugal, do atual Executivo, está prevista “a garantia de Estado a crédito para construção de cooperativas com entrega de terrenos públicos”. 

E mais: adianta que no desenvolvimento dos mecanismos de financiamento para projetos de habitação de custos controlados e para arrendamento acessível “estão em curso trabalhos preparatórios junto do BPF, no sentido da regulamentação da garantia de Estado”, estando também “em preparação” medidas que visam reforçar a “capacidade de financiamento das cooperativas, em especial das cooperativas de propriedade coletiva”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta