
Há menos apartamentos a funcionar como Alojamento Local (AL) em Portugal, o que pode estar a acontecer na sequência da entrada em vigor – em novembro – no Decreto-Lei n.º 76/2024, que estipula novas regras para o AL. Os dados do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) indicam que a 8 de novembro havia 73.371 apartamentos registados como AL, menos 2,1% face aos valores do final do ano passado.
Segundo o Público, a tendência de diminuição do número global de apartamentos em AL (entre cancelamentos e novos registos) contraria o crescimento do setor, que se mantém este ano.
Os dados do RNAL, escreve a publicação, mostram que se verifica até ao momento uma subida do total de AL registados, apesar de ser residual: mais 0,8% face ao final do ano passado, para 120.589. Um crescimento impulsionado sobretudo pelas moradias, que cresceram 6,5% para 37.322.
De referir que os apartamentos detêm o maior peso no universo total do AL: 60,8%, sendo o Algarve a região do país onde há mais apartamentos em AL (28.113). Ainda assim, só no concelho de Lisboa à 17.032 apartamentos em AL.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta