Disponibilidade de terrenos junto dos estádios tem dado origem a vários empreendimentos residenciais
Comentários: 0
estádio da luz
Getty images

Nos últimos anos, a construção de estádios de futebol em Portugal tem impulsionado o surgimento de novos empreendimentos residenciais. Em Lisboa, o estádio da Luz atraiu investimentos do grupo Libertas, de que é exemplo o projeto Unique Benfica, com preços de T3 superiores a um milhão de euros. Junto ao estádio de Alvalade, o Campo Novo, promovido pela Norfin e King Street Capital Management, destaca-se como um complexo de 245 apartamentos, dos quais a maioria já está vendida. 

Esta tendência de valorização urbanística também é visível no Porto, onde o Antas Atrium, nas imediações do estádio do Dragão, contabiliza mais de 348 unidades habitacionais comercializadas nas duas fases de construção, segundo a notícia avançada pelo jornal Expresso. 

Especialistas do setor imobiliário indicam que a proximidade aos estádios, por si só, não é o principal fator de atração, mas a disponibilidade de terrenos resultante das operações urbanísticas associadas às construções dos mesmos. Além disso, a presença de estádios fomenta o surgimento de áreas de expansão urbana, oferecendo não apenas oferta habitacional, mas também serviços e infraestruturas modernas. 

Embora alguns promotores identifiquem a proximidade ao estádio como uma vantagem para clientes com afinidade clubística, como no caso de alguns vizinhos do Dragão, outros sublinham que a atratividade é potenciada por fatores como acessibilidade, transportes públicos e oferta de serviços locais. Em Campanhã, no Porto, a valorização dos preços de imóveis atingiu 6,1% no segundo trimestre deste ano, refletindo o impacto positivo dos empreendimentos residenciais em construção.

Contudo, esta relação nem sempre é linear. Em Coimbra, a zona da Solum, próxima ao estádio municipal, regista procura habitacional devido à sua localização central e infraestruturas educativas e comerciais, independentemente da presença do equipamento desportivo. 

Embora nem sempre a proximidade a estas estruturas seja determinante na decisão dos compradores, a requalificação e o aproveitamento dos terrenos envolventes têm contribuído para transformar as cidades, consolidando os estádios como pontos de regeneração urbana.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta