Subida de preços na área euro acelerou um pouco face a novembro, mas continua próxima do objetivo do BCE.
Comentários: 0
Inflação na zona euro
Eurostat

Embora com algumas oscilações, a inflação na zona euro tem vindo a estabilizar em torno de 2%, o objetivo do Banco Central Europeu (BCE). Em dezembro, a taxa anual de inflação foi de 2,4%, dois pontos percentuais (p.p.) acima da registada no mês anterior.

Os dados do Eurostat divulgados esta sexta-feira, dia 17 de janeiro, revelam que “a taxa de inflação anual da zona euro foi de 2,4% em dezembro de 2024, acima dos 2,2% em novembro. Um ano antes, a taxa foi de 2,9%”, lê-se no boletim estatístico. Foi o aumento dos preços dos serviços o que mais contribuiu para este crescimento.

A taxa de inflação subjacente na área euro – que exclui os preços mais voláteis, como energia, alimentação, álcool e tabaco - foi de 2,7%, mantendo-se estável nos últimos meses. E está abaixo da registada em dezembro de 2023 (3,9%).

Assim, o serviço de estatísticas da UE veio confirmar a estimativa rápida divulgada no início do mês para a área do euro.

Inflação nos países da UE
Eurostat

Também na União Europeia (UE) sentiu-se uma ligeira aceleração da inflação: passou de 2,5% em novembro para 2,7% em dezembro. Ainda assim, a inflação na UE está bem abaixo da observada um ano antes (taxa foi de 3,4%).

Entre os Estados-membros da UE, as menores taxas de inflação em dezembro foram registadas na Irlanda (1,0%), Itália (1,4%), Luxemburgo, Finlândia e Suécia (todas 1,6%). Já as taxas anuais mais altas foram observadas Roménia (5,5%), Hungria (4,8%) e Croácia (4,5%).

Medida pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC), a inflação em Portugal aumentou para os 3,1%, tendo mesmo acelerado face ao mês anterior (2,7%) e face há um ano (1,9%).

Em comparação com novembro de 2024, a inflação caiu em 7 Estados-Membros – Portugal incluído (-0,3%) -, permaneceu estável em um e subiu em 19.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta