Enfrentar uma mudança sem perder os nervos não tem de ser uma missão impossível. O segredo é planear com antecedência.
Comentários: 0
mudar de casa
Créditos: Conselhos para organizar uma mudança eficaz/Habitissimo

Enfrentar uma mudança de casa sem perder os nervos não tem de ser uma missão impossível. O segredo é planear com antecedência e, sobretudo, organizar-se e ter em conta o custo de uma mudança. Não importa se a casa é pequena ou grande, se vamos fazer parte do trabalho nós próprios ou confiá-lo a uma empresa profissional, há truques que funcionam.

empresas de mudança
Créditos: Dicas para organizar uma mudança eficaz/Habitissimo

Marcar uma data para a mudança

Pode parecer óbvio, mas não é. Quando se muda de casa, o improviso não é um bom conselheiro, pelo que é necessário fixar uma data com bastante antecedência. Porquê? Por um lado, porque dará margem de manobra em caso de imprevistos. Por outro lado, porque se vais contratar uma empresa de mudanças, podes ter a certeza de que a data escolhida estará disponível.

organizar casa
Créditos: Dicas para organizar uma mudança eficaz/Habitissimo

Não esperar até ao último minuto para fazer as malas
 

Se a empresa de mudanças se encarregar de tudo (embalagem, montagem e desmontagem dos móveis, transporte, etc.), não deverá haver qualquer tipo de problema. A empresa dispõe dos meios e do pessoal qualificado para efetuar todo o processo de forma rápida e segura.

Mas é lógico que queres poupar algum dinheiro com a parte da embalagem. Se for esse o caso, quanto mais cedo puseres mãos à obra, melhor. Há inúmeros artigos e objetos que podem ser embalados com muitos dias de antecedência. Fazê-lo pouco a pouco evitará muito stress. Eis alguns conselhos úteis:

  • Existem caixas e acessórios específicos para embalar uma grande variedade de artigos, desde objetos delicados a roupa. Embalá-las tornará tudo muito mais fácil e, acima de tudo, evitará danos.
    Escolhe caixas grandes para os objetos mais leves (roupa, toalhas, cortinas, etc.) e caixas pequenas para os objetos mais pesados ou delicados.
  • Embala por categorias e identifica o conteúdo de cada caixa. Desta forma, será mais rápido colocar tudo na nova casa.
  • Para uma mudança eficaz, o mais prático é fazer o trabalho por divisões e seguir uma ordem.
carrinhas de mudança
Créditos: Dicas para organizar uma mudança eficaz/Habitissimo

Livrar-te do que já não é útil

Poucos de nós sabem o que efetivamente guardamos em casa até sermos confrontados com uma mudança de casa. Não há melhor altura para fazer uma limpeza. Se há roupa que já não usamos, eletrodomésticos ou pequenos eletrodomésticos que estão no fundo de um armário há anos, ou louça a que falta uma peça, é altura de nos livrarmos deles.

Não se trata apenas de ganhar algum espaço na nova casa, mas também de poupar esforço e dinheiro. Não te esqueças de que as empresas de mudanças cobram por volume, por isso, quanto menos tiveres de mudar, mais barato será o serviço.

organizar caixas mudança
Créditos: Dicas para organizar uma mudança eficaz/Habitissimo

Separar o que é importante

A mudança de documentos, lembranças ou objetos de valor especial causa muitas vezes uma grande preocupação. Como normalmente não ocupam muito espaço e para maior tranquilidade, podem ser embalados separadamente e nós encarregamo-nos da sua guarda e transporte. No caso das empresas, basta informar a empresa responsável pela mudança para que esta tome as medidas de proteção adequadas.

Há outros objetos que também são importantes, aqueles que são utilizados no dia a dia. Como podem ser necessários alguns dias para desempacotar e colocar tudo no seu novo local, é aconselhável deixar uma pequena mala com tudo o que é necessário para sobreviver durante alguns dias. Desta forma, evita-se ter de andar a remexer nas caixas à procura de roupa, medicamentos ou carregadores que possam ser necessários num dado momento.

transporte de móveis
Créditos: Dicas para organizar uma mudança eficaz/Habitissimo

Tudo pronto na nova casa

E quando dizemos casa, referimo-nos ao escritório ou às instalações. Para uma mudança eficaz, todos os pormenores devem ser tratados, e não apenas na propriedade que estamos a deixar, mas também na que vamos ocupar. É importante que tudo esteja em perfeita ordem. Se for necessário efetuar reparações, pequenas remodelações ou trabalhos de limpeza, o melhor é fazê-lo quando o imóvel estiver vazio.

organizar mudança
Créditos: Dicas para organizar uma mudança eficaz/Habitissimo

E, acima de tudo, muita calma

Podem surgir imprevistos durante uma mudança. Não é habitual, mas pode acontecer, pelo que é preciso estar preparado para isso. Perder a calma não vai ajudar em nada, pelo contrário, pode arruinar todo o trabalho anterior

O mais sensato a fazer, se não quiseres sofrer, é deixar tudo nas mãos de empresas de mudanças. Elas podem tratar de tudo, da embalagem e da mudança, da desmontagem dos móveis e da sua colocação no novo local, das autorizações necessárias e da resolução de eventuais contratempos.

Naturalmente, é muito importante certificares-te de que se tratam de empresas legais, pois só assim se pode ter a certeza de que o trabalho será efetuado de forma profissional. Além disso, dispõem de um seguro de responsabilidade civil que cobre qualquer eventual incidente ou dano involuntário.

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta