
Há um arrefecimento claro dos preços das casas à venda à medida que viajamos do litoral para o interior de Portugal. Viver em Lisboa pode sair mesmo 18 vezes mais caro do que comprar casa naquele que é o concelho mais barato do país: Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra. Descobre quanto custa comprar casa em cada município português neste mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O custo mediado das casas vendidas em Portugal foi de 1.709 euros por metro quadrado (euros/m2) nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2024, de acordo com o boletim estatístico publicado pelo INE esta quinta-feira, dia 30 de janeiro. Mas este valor esconde uma grande disparidade de preços entre os municípios do país.
O mais caro de todos é Lisboa, onde comprar casa teve o custo mediano de 4.252 euros/m2 neste período. E o mais barato é Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, que apresentou o preço de 220 euros/m2. Ou seja, as casas na capital foram vendidas por um valor 18 vezes superior ao registado em Pampilhosa da Serra.
Aliás, verifica-se que apenas 53 municípios apresentaram preços das casas superiores à mediana no país. Estes localizam-se, sobretudo, nos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Faro, bem como no litoral e são os principais responsáveis por empurrar para cima o custo da habitação a nível nacional.
Já em 83% do território português é possível comprar uma casa de 100 metros quadrados (m2) por menos de 170 mil euros. Contam-se ainda 169 municípios que possuem preços medianos das casas vendidas inferiores a 1.000 euros/m2. E, destes, há 55 concelhos onde comprar casa custa menos de 500 euros/m2.
Estes municípios onde comprar casa é mais barato situam-se, sobretudo, no interior do país. E há mesmo 12 onde é possível adquirir uma habitação de 100 m2 por menos de 30 mil euros, tal como é possível ver no mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do INE.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta