Interesse dos potenciais compradores está mais focado em moradias premium, onde há mais oferta, revelam dados do idealista/data.
Moradias de luxo à venda
idealista

Comprar um apartamento premium ou uma moradia de gama alta com piscina, jardim e áreas generosas? Em Portugal, há casas de luxo à venda para todos os perfis, gostos e necessidades. Mas a verdade é que na hora de escolher, os compradores com elevado poder de compra tendem a procurar mais moradias de luxo do que apartamentos, talvez porque haja quase o dobro da oferta e preços por metro quadrado mais baixos.

Há uma clara inclinação dos compradores por moradias de luxo à venda em Portugal ao invés de apartamentos. E existem dois fatores que podem ajudar a explicar esta tendência, tal como sugerem os dados do idealista/data referentes aos últimos três meses terminados em janeiro de 2025:

  • Mais moradias para comprar: analisando a oferta de casas a nível nacional com preços superiores a 1 milhão de euros, verifica-se que o número de moradias para comprar (quase 11.500) é mais do dobro do número de apartamentos à venda (quase 5.700 neste período);
  • Preço das moradias mais baixo: o custo mediano das moradias à venda foi de 5.077 euros por metro quadrado (euros/m2), menos 27% face ao preço dos apartamentos (6.973 euros/m2).

Portanto, quem procura uma casa de luxo para comprar no nosso país acaba por ter um maior leque de escolha no caso das moradias. E consegue também pagar menos por cada metro quadrado da casa, o que gera a possibilidade de comprar casas de maiores dimensões com o mesmo orçamento ou até com outras comodidades, como piscina e jardim.

Casas de luxo à venda em Portugal
idealista

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Moradias de luxo à venda: quais são as zonas mais procuradas?

É no distrito de Lisboa que os potenciais compradores mais procuram moradias de luxo. Também a ilha de São Miguel, Coimbra, Setúbal e Leiria concentra-se um elevado número de pesquisas por moradias com preços superiores a 1 milhão de euros.

Já Viseu, Castelo Branco e Beja são os distritos que registaram menos interesse por parte dos potenciais clientes de luxo (portugueses ou estrangeiros). Note-se que estes territórios, localizados no interior do país, também estão entre os que possuem menor oferta de moradias premium à venda neste período (menos de 50 imóveis).

Os mesmos dados do idealista/data permitem concluir que é em Faro, no Algarve, onde há mais moradias de segmento alto para comprar: foram registados mais de 4.000 imóveis nos últimos três meses terminados em janeiro de 2025. E talvez por isso a procura por moradias de luxo na capital algarvia esteja distribuída pela alta oferta.

A lista de distritos e ilhas com maior oferta de moradias de luxo à venda segue com Lisboa (com 3.676 imóveis), Porto (1.093), Setúbal (1.058) e ilha da Madeira (535). Todos os outros 13 distritos e ilhas analisados (e com amostras representativas) registaram menos de 500 moradias premium para comprar neste período.

Onde há moradias premium mais caras?

Quem procura casa neste universo habitacional de gama alta, é na capital portuguesa onde vai encontrar os preços mais elevados de todos: o custo mediano de uma moradia premium à venda foi de 5.540 euros/m2. A Lisboa juntam-se outros três distritos que apresentam preços das casas superiores a 5.000 euros: Faro, Setúbal e Vila Real. 

Por outro lado, os territórios que apresentam moradias de luxo com o custo do metro quadrado mais baixo são Portalegre, Castelo Branco e Viana do Castelo (menos de 2.650 euros/m2), revelam os mesmos dados.

Da combinação de preços, localização, áreas e outras comodidades resultam habitações com altos preços, procuradas por clientes nacionais e internacionais com alto poder de compra. Há seis distritos onde o custo mediano das moradias de gama alta é superior a 2 milhões de euros: Beja, Vila Real, Lisboa, Setúbal, Castelo Branco e Faro. E há apenas quatro onde o preço mediano destas moradias ronda os 1,3 milhões de euros (o mais baixo de todos): Leiria, ilha de São Miguel, Coimbra e Viana do Castelo.

Apartamentos de luxo à venda: como está a procura e oferta

Também é em Lisboa que os compradores de luxo têm mais interesse em investir num apartamento de luxo – e é também o distrito da capital onde há mais imóveis (3.776) e a preços mais elevados (7.811 euros/m2). O distrito Porto também tem despertado a sua atenção, dispondo de quase 750 apartamentos premium à venda no último trimestre terminado em janeiro.

Faro e a ilha da Madeira também possuem uma oferta expressiva de apartamentos de gama alta à venda (mais de 250). Já Viana do Castelo e Braga são os territórios que apresentaram menor número de imóveis deste tipo para comprar com preços a partir de 1 milhão de euros.

Logo a seguir à capital portuguesa, os distritos e ilhas mais caros para comprar um apartamento de luxo - dos 8 com amostras representativas – são Faro, Porto, ilha da Madeira e Setúbal, sendo que todos possuem custos medianos superiores a 4.000 euros/m2.

Os mesmos dados do idealista/data sugerem que o custo mediano por metro quadrado dos apartamentos de luxo tende a ser superior ao registado nas moradias premium. Mas o preço final dos apartamentos premium parece ser inferior, estando em cerca de 1,7 milhões de euros em Lisboa, 1,6 milhões em Faro e nos 1,4 milhões de euros no Porto.